A cidade do Rio de Janeiro possui diversas ilhas, como a Ilha das Cobras, a Ilha das Enxadas, a Ilha de Villegaignon, a Ilha do Sol, a Ilha de Brocoió e o Arquipélago das Cagarras - conjunto de ilhas entre as quais, Comprida, Filhote, Cagarra e Palmas. Nem todas as ilhas são abertas ao público ou à visitação.
Veja aqui algumas ilhas encontradas na cidade do Rio de Janeiro:
Ilha Fiscal
Endereço: Av. Alfredo Agache, no final da Praça Quinze - Centro
A Ilha Fiscal ficou conhecida por seu castelo ter sido local do último baile do Império. A inauguração do castelo da ilha ocorreu em 1889, obra do engenheiro Adopho José Del Vecchio, em estilo neo-gótico com inspiração nos castelos do século XIV, em Auvergne, na França. O projeto recebeu o elogio do Imperador D.Pedro II e foi condecorado com a Medalha de Ouro.
O baile da Ilha Fiscal ocorreu logo após a sua inauguração, com o objetivo de reforçar os laços de amizade com o Chile e também para tentar reerguer o prestígio da Monarquia, abalada pelos ideais republicanos. Foram convidadas cerca 5 mil pessoas e entre os participantes estava a tripulação do couraçado chileno Almirante Cochrane. Além de ter sido realizado ali o último baile do Império, antes da Proclamação da República do Brasil, ele também ficou famoso pelo luxo e pelo comportamento dos convidados muito comentado na época.
A destinação do castelo, pouco utilizada em sua função original, era servir de quartel da guarda de fiscalização do porto. Em 1913 o prédio projetado para o Ministério da Fazenda, passou para o Ministério da Marinha.
Em 2001 ocorreram trabalhos de restauração, coordenados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e o prédio voltou a exibir o esplendor original.
Atualmente o local transformou-se em pólo cultural promovendo exposições permanentes e temporárias que revelam a história da Ilha e da Marinha. O visitante além do passeio a bordo da escuna Nogueira da Gama, tem o privilégio que conhecer a coleção de vitrais, os trabalhos em cantaria - colunas, arcos, florões e símbolos imperiais, o piso em mosaico e outros atrativos.
O passeio tem início partindo do cais do Espaço Cultural da Marinha, e os ingressos são adquiridos nos dias de visita, de quinta a domingo, às 13:00h, 14:30h e 16:00h. Em alguns feriados as visitas à ilha fiscal não são realizadas, se informe antecipadamente por um desses telefones (21) 2104-6721/ 6992/ 2233-9165.
Onde passear no Rio de Janeiro
•
Praias
•
Lagoas
•
Ilhas
•
Parques e Jardins
•
Mirantes
•
Museus
•
Espaços Culturais
•
Praças
•
Igrejas
•
Teatros