Destinos de Viagem


Home » Destinos de Viagem » América do Sul » Brasil » Rio de Janeiro » Praças no Rio de Janeiro

Especial Rio de Janeiro

Veja nesta página os melhores destinos para a sua próxima viagem. São dicas de lugares para viajar melhor e mais barato.


Praças no Rio de Janeiro

Veja aqui algumas praças cercadas por edifícios imponentes encontradas no Centro da cidade do Rio de Janeiro:

Praça XV

A Praça XV é o local onde se encontram várias edificações com grande valor histórico-cultural do Brasil. Entre as construções, há o Paço Imperial, o Arco dos Teles e o Terminal das Barcas. Região muito freqüentada por D. Pedro I e D. Pedro II, após a República recebeu o nome de Praça XV de Novembro.

Terminal das Barcas - ponto de embarque e desembarque de passageiros que vão ou vem de Niterói e de Paquetá.

Paço Imperial - primeira residência da corte portuguesa no Brasil quando chegou de Portugal em 1808. Testemunhou acontecimentos marcantes da história brasileira, como a assinatura da Lei Áurea e o "Dia do Fico" de D. Pedro I. As suas dependências também serviram de sede da Casa da Moeda e dos Correios. Atualmente abriga um centro cultural com lojas, biblioteca e exposições permanentes e temporárias abertas à visitação.

Arco dos Teles - a passagem em forma de arco é uma relíquia do Rio colonial e dá acesso à estreita Travessa do Comércio. Atualmente ponto de happy-hour com grande concentração de bares e boates com freqüência maior de público a partir das 18:00h.

Praça Tiradentes

Antigo pântano após a República recebeu o nome de Tiradentes em homenagem ao mártir da Inconfidência Mineira. Ao redor estão os teatros Carlos Gomes e João Caetano, o último foi no período monárquico uma casa de espetáculos.

Cinelândia

Ampla praça localizada no final da Avenida Rio Branco. Ao seu redor se encontram restaurantes, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro e alguns dos mais suntuosos edifícios da cidade do Rio de Janeiro, o Teatro Municipal, o Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), Centro Cultural da Justiça Federal e a Biblioteca Nacional.

Teatro Municipal - inaugurado em 1909 e baseado no L'Opéra de Paris. Atualmente serve de palco para apresentações de concertos, óperas, balés nacionais e internacionais. Possui corpo de baile próprio.

Biblioteca Nacional - inaugurado em 1910 e um dos marcos do Rio da Belle Époque. Abriga a maior biblioteca brasileira. Na sua coleção valiosa estão livros trazidos por Dom João VI com a vinda da corte portuguesa para o Brasil.

Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) - abrigou a antiga sede da Academia de Belas Artes. Possui um rico acervo de pinturas de artistas consagrados.

Paço Imperial - Praça XV - Rio de Janeiro - Brasil

Onde passear na cidade do Rio de Janeiro

   • Praias no Rio de Janeiro
   • Lagoas no Rio de Janeiro
   • Ilhas no Rio de Janeiro
   • Parques e Jardins no Rio de Janeiro
   • Mirantes no Rio de Janeiro
   • Museus no Rio de Janeiro
   • Espaços Culturais no Rio de Janeiro
   • Praças no Rio de Janeiro
   • Igrejas no Rio de Janeiro
   • Teatros no Rio de Janeiro

Veja no Especial Rio de Janeiro

 Introdução ao Rio de Janeiro
 História do Rio de Janeiro
 Clima do Rio de Janeiro
 Cultura do Rio de Janeiro
 Como chegar ao Rio de Janeiro
 Locomover no Rio de Janeiro
 Hospedagem no Rio de Janeiro
 Passeios no Rio de Janeiro
 Ao redor do Rio de Janeiro
 Compras no Rio de Janeiro
 Alimentação no Rio de Janeiro
 Dicas de viagem para o Rio de Janeiro

Links e sites oficiais:

Site oficial da cidade do Rio de Janeiro

Tags: Praças no Rio de Janeiro - Praças no Centro do Rio de Janeiro - Praças no Brasil - Praça XV - Praça Tiradentes - Cinelândia - Praça Mauá - Praça General Osório - Onde passear no Rio de Janeiro - O que fazer no Rio de Janeiro - RJ

Que tal viajar em 30"? - Pão de Açúcar - Rio de Janeiro


Que tal viajar para o Rio de Janeiro? Aproveite para conhecer uma atração imperdível na cidade do Rio, o Pão de Açúcar. Para ter acesso ao Morro Pão de Açúcar embarca-se em um dos bondinhos que partem do terminal da Praia Vermelha para o Morro da Urca e de lá, em outro, segue para o Pão de Açúcar. Nós subimos de bondinho, mas dá para ir até o Morro da Urca sem pagar nada. O acesso gratuito é feito por trilha, pela Pista Claudio Coutinho, saindo da Praia Vermelha. Após às 19h a descida de bondinho é de graça. É possível também subir o Morro Pão de Açúcar sem custo, mas nesse caso só escalando. Tarefa para os mais corajosos e aventureiros que possuem equipamentos apropriados para escalada.

Busca

Cadastre-se Grátis

Para receber as informações gratuitamente do "Que Tal Viajar?" digite seu e-mail abaixo.


Após digitar seu e-mail no campo abaixo você receberá uma mensagem do Googlegroups.com (serviço de newsletters) na sua caixa de correio eletrônica pedindo a confirmação de seu e-mail.

Confirme a sua participação para receber a newsletter gratuita do site Que Tal Viajar.

Para mais informações da newsletter e cadastro clique aqui.