Caminhos do Mar reaberto


Home » Notícias de turismo » Caminhos do Mar reaberto para visitação turística

Caminhos do Mar, Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, reaberto para visitação

28 de julho de 2020 (atualizado em 01/08/20) - Drica Cestari

O polo ecoturístico Caminhos do Mar, localizado no Parque Estadual Serra do Mar, no estado de São Paulo, é a terceira Unidade de Conservação reaberta pela Fundação Florestal. A reabertura do Caminhos do Mar ocorreu na segunda-feira, no dia 27, na última semana do mês de julho.


A programação do Parque Estadual Serra do Mar prevê uma abertura de forma gradual e com todos os cuidados relativos à saúde, respeitando também os protocolos de segurança para evitar a proliferação do novo coronavírus (COVID-19). A reabertura das áreas naturais faz parte das medidas que estão sendo adotadas de flexibilização das atividades econômicas do estado de São Paulo, e seguem critérios definidos no documento: protocolo para retomada das atividades nos parques urbanos e naturais, elaborado pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Governo de São Paulo.

Estrada Velha de Santos - Parque Estadual Serra do Mar - Núcleo Caminhos do Mar - Região Sudeste - Estado de São Paulo - BrasilCaminhos do Mar - PE Serra do Mar - Estrada Velha de Santos. Foto: Luciano Thomazelli.

O Parque Estadual Serra do Mar esteve mais de quatro meses fechado ao público e, neste primeiro momento, apenas o núcleo Caminhos do Mar, que se encontra dentro dos limites do Parque Estadual Serra do Mar, está aberto à visitação. A recomendação é que os visitantes evitam aglomerações. Estão permitidas atividades físicas e esportivas individuais ao ar livre como caminhadas, corridas, entre outras.

O visitante está obrigado a usar a máscara de proteção facial e deve praticar o distanciamento social mínimo de um metro e meio, durante todo o período que estiver no parque. A administração do parque disponibiliza álcool em gel 70% em pontos estratégicos, mas a orientação é de que cada pessoa tenha o seu próprio frasco para fazer a higienização constante.

Os dias de visita ao parque também foram alterados. O parque está funcionando durante a semana, das 10h às 16h, e permanece fechado ao público nos fins de semana. A compra dos ingressos deve ser feita com agendamento prévio, com antecedência mínima de 24 horas, pelo site da Fundação Florestal. A aquisição do ingresso é realizada somente on-line e está sujeita à limitação de vagas. Neste primeiro momento, está sendo permitido apenas o passeio autoguiado e o acesso de até 60 pessoas por hora com o limite máximo de 420 visitantes por dia.

Além do Parque Estadual Serra do Mar (Núcleo Caminhos do Mar), foram também permitidas as visitações públicas do Parque Estadual da Cantareira (Núcleo Pedra Grande) e do Parque Estadual do Jaraguá, ambos localizados no estado de São Paulo. As três Unidades de Conservação são administradas pela Fundação Florestal, órgão vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Governo de São Paulo (SIMA).

Estrada Velha de Santos - Parque Estadual Serra do Mar - Caminhos do Mar - Região Sudeste - Estado de São Paulo - BrasilCaminhos do Mar - PE Serra do Mar - Estrada Velha de Santos. Foto: Rafael Vianna Croffi.

Conheça o Parque Estadual Serra do Mar - Núcleo Caminhos do Mar
O Núcleo Caminhos do Mar, do Parque Estadual Serra do Mar, surgiu para proteger o remanescente do bioma Mata Atlântica e os mananciais que abastecem a Baixada Santista. A área do Caminhos do Mar serve de refúgio para espécies ameaçadas de extinção e outras espécies não ameaçadas que compõem a biodiversidade do local. Esta reserva ambiental também destina a promover educação ambiental, pesquisa científica, recreação e ecoturismo no trecho da Serra do Mar, que corresponde à Estrada Velha de Santos.

Além das belezas naturais da Mata Atlântica, o Caminhos do Mar reserva muitas histórias ao longo dos seus caminhos. O visitante pode fazer uma trilha em meio à natureza, pela Estrada Velha de Santos (SP-148), e conhecer de perto algumas das construções e monumentos em comemoração ao centenário da Independência do Brasil, em 1922. Oito desses monumentos foram tombados pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), na década de 1970.

O caminho é uma viagem ao passado, neste percurso que mostra períodos da história do Brasil e do desenvolvimento do estado de São Paulo. O caminhos do Mar percorre locais de grande relevância histórico-cultural, como o caminho conhecido como a Calçada do Lorena, construído sob às ordens de Bernardo José Maria de Lorena, governador-geral da capitania de São Paulo. Inaugurado em 1792, trata-se do primeiro caminho pavimentado com pedras, ligando o litoral ao planalto paulista. Ele foi construído para fazer o escoamento de mercadorias como tabaco, algodão e açúcar, do interior para o Porto de Santos, no período colonial. Mais tarde, no século XIX, a rota foi usada pelo então príncipe regente D. Pedro I para subir a serra em direção a São Paulo, o que culminou na proclamação da Independência do Brasil, em 1822. Por abrigar um rico patrimônio histórico e ambiental, o Caminhos do Mar foi declarado pela UNESCO como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

Estrada Velha de Santos - Parque Estadual Serra do Mar - Núcleo Caminhos do Mar - Região Sudeste - Estado de São Paulo - BrasilCalçada do Lorena, em 1826 - Caminhos do Mar. Acervo do Museu Paulista da USP.

O Caminhos do Mar é também uma rota que já teve vários nomes. No século XIX, a estrada era chamada de Estrada da Maioridade, em homenagem à Dom Pedro II, e após reformas passou a ser nomeada como Estrada do Vergueiro. O nome Caminho do Mar ou Estrada do Mar foi adotado na década de 1920, quando a estrada foi pavimentada com concreto, sendo a primeira rodovia da América Latina a usar esse tipo de pavimentação. Esta novidade trouxe uma melhoria para o tráfego de automóveis.

Com a inauguração da Via Anchieta, em 1947, a estrada passou a ser uma via de acesso secundário e recebeu o nome de Estrada Velha de Santos que, posteriormente, foi fechada e reformada. A reabertura da estrada ocorreu em 2004, com a finalidade de ser o polo ecoturístico Caminhos do Mar, aberto à visitação pública.

A estrada também serviu de inspiração para obras musicais. A famosa música "As curvas da estrada de Santos", eternizada, em 1969, na voz do cantor brasileiro Roberto Carlos, foi inspirada no traçado em zigue-zague da Estrada Velha de Santos.

O Núcleo Caminhos do Mar, do Parque Estadual Serra do Mar, está oferecendo no momento dois tipos de roteiros: o Roteiro Turístico e o Roteiro Esportivo.

O Roteiro Turístico está dividido em dois trajetos. O primeiro é uma descida até a metade do percurso, no monumento Padrão do Lorena, e com retorno subindo pelo mesmo caminho. Este trajeto é considerado de nível médio e seus nove quilômetros podem ser feitos em uma caminhada de quatro a cinco horas. O segundo trajeto é uma caminhada leve de cerca de três quilômetros pelo asfalto, com pouco desnível, propício para quem não tem dificuldade de locomoção.

O Roteiro Esportivo é considerado de alto grau de dificuldade. Ele corresponde à descida completa do planalto ao litoral, com 18 km de caminhada, iniciando e terminando em São Bernardo do Campo.

Todos estes dois roteiros podem ser feitos a pé pela antiga estrada de Santos, que é cercada pela mata atlântica e tem monumentos históricos ao longo do caminho.

Estrada Velha de Santos - Parque Estadual Serra do Mar - Caminhos do Mar - Padrão do Lorena - Região Sudeste - Estado de São Paulo - BrasilCaminhos do Mar - Padrão do Lorena - PE Serra do Mar - Estrada Velha de Santos. Foto: Rocaco.

Entre os atrativos históricos do Caminhos do Mar estão a Calçada do Lorena e Padrão do Lorena, Belvedere Circular, Rancho da Maioridade e Pouso Paranapiacaba. O polo ecoturístico Caminhos do Mar dispõe de centro de visitantes, estacionamentos e sanitários para atender ao público.

Dentro dos limites do Caminhos do Mar não são permitidos entrar com animais de estimação, jogar lixo, produzir fogo, inclusive acender cigarro, e fazer consumo de bebidas alcoólicas. A área é um refúgio natural preservado, sendo perfeito para aqueles que querem estar em contato com a natureza e fazer atividades ao ar livre. Recomenda-se que o visitante traga o seu próprio lanche e água, pois não há serviço de alimentação no local, e que venha com roupas e calçados confortáveis para fazer o passeio.

Para acessar a área do Caminhos do Mar é necessário fazer agendamento prévio e pagar uma taxa de entrada. O agendamento é feito on-line pelo site oficial do Parque Estadual Serra do Mar - Caminhos do Mar.

O Núcleo Caminhos do Mar abrange os territórios dos municípios de São Bernardo do Campo - município do ABC Paulista e Cubatão, na Baixada Santista. Os acessos são feitos pela estrada Caminho do Mar, antiga estrada de Santos, rodovia SP-148, no km 42, em São Bernardo do Campo; e no km 51, próximo à Refinaria Presidente Bernardes, em Cubatão. Neste momento, a entrada e a saída do parque estão sendo feitas por São Bernardo do Campo, onde há estacionamento. O Caminhos do Mar está aproximadamente a 42 km do centro da cidade de São Paulo.

Outras medidas de restrição e contenção podem ser propostas de acordo com as diretrizes do Governo de São Paulo, bem como pelo o que for estabelecido no Plano de Manejo do PE Serra do Mar. Portanto, sempre é bom conferir nos sites oficiais as novas recomendações e limitações para a visitação do Parque Estadual Serra do Mar.

Compartilhe esta notícia:


Artigos relacionados:

Pico do Jaraguá, ponto mais alto da cidade de São Paulo, reaberto ao público.
Mirante da Pedra Grande, com vista panorâmica da cidade de São Paulo, reabre para o público.

Sites oficiais:

Site oficial do Guia de Áreas Protegidas - Parque Estadual Serra do Mar - Caminhos do Mar.
Site oficial da Fundação Florestal para a compra de ingressos para o PESM - Caminhos do Mar.
Site oficial da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Governo de São Paulo.

Pessoas de máscara nas ruas
O uso de máscara facial é uma das exigências em muitos destinos de viagem.

A pandemia de COVID-19 já registrou mais de 16 milhões de casos em todo o mundo com mais de 662 mil mortes. No Brasil já foram registrados mais de 2,4 milhões de casos e mais de 88 mil óbitos. O COVID-19 é uma doença respiratória aguda causada pelo coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2), contagioso entre seres humanos. A doença foi identificada pela primeira vez em Wuhan, na província de Hubei, na China, em 1 de dezembro de 2019, mas o primeiro caso foi reportado em 31 de dezembro do mesmo ano. Para mais informações de como se prevenir, saber os sintomas do coronavírus, como é transmitido, diagnóstico, como se proteger e ajudar a evitar a propagação de doenças respiratórias como o COVID-19 acesse a página oficial do Ministério da Saúde destinada ao novo coronavírus COVID-19.

Tags: Parque Estadual da Serra do Mar | Núcleo Caminhos do Mar | Fundação Florestal | Unidades de Conservação Estaduais | Estado de São Paulo | Estrada Velha de Santos | Parques naturais | Parques urbanos | Parques paulistas | Parques no estado de São Paulo | UNESCO | Reserva da Biosfera da Mata Atlântica | Estrada da Maioridade | Dom Pedro II | Dom Pedro I | Calçada do Lorena | Belvedere Circular | Rancho da Maioridade | Pouso Paranapiacaba | Proclamação da Independência do Brasil | Via Anchieta | Estrada do Vergueiro | Caminho do Mar | Estrada do Mar | Trilha Caminhos do Mar | Trilha dos Monumentos Históricos | Parque reaberto | Parques de São de Paulo | Reaberturta dos Parque | Máscara no Parque | Álcool gel no Parque | Saúde de São Paulo | Rodovia SP-148 | As curvas da estrada de Santos | Roberto Carlos | Mata Atlântica | Reserva ambiental | Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Governo de São Paulo | São Bernardo do Campo | ABC Paulista | Cubatão | Baixada Santista | Serra do Mar | Biodiversidade | Acesso ao parque | Notícias de turismo | Notícias de viagem | Novidades no turismo | Matérias de turismo | Matérias de viagens | Viajar | Viagem | Viaje | Turismo

Saiba mais



Destinos para viajar na Baixa Temporada no Brasil - Economize nas viagens!


Que tal viajar na baixa temporada para economizar? Conheça 12 destinos para conhecer durante a baixa temporada para viajar mais barato. Em cada destino turístico existem a alta temporada (época do ano aonde existem atrações no local ou uma grande procura de turistas) e a baixa temporada (época onde os hotéis e atrações estão geralmente mais baratos devido ao menor número de visitantes). Veja no vídeo os meses do ano onde você pode visitar os destinos de seus sonhos no país economizando mais.

Publicidade
Cadê meu Táxi? Veja as opções de táxi e aplicativos de transporte na sua localidade.


Busca




Cadastre-se Grátis

Para receber as informações gratuitamente do "Que Tal Viajar?" digite seu e-mail abaixo.


Após digitar seu e-mail no campo abaixo você receberá uma mensagem do Googlegroups.com (serviço de newsletters) na sua caixa de correio eletrônica pedindo a confirmação de seu e-mail.

Confirme a sua participação para receber a newsletter gratuita do site Que Tal Viajar.

Para mais informações da newsletter e cadastro clique aqui.