dez melhores praias do Brasil


Home » Notícias de turismo » Dez melhores praias do Brasil para curtir no pós-pandemia

As dez melhores praias do Brasil no pós-pandemia

21 de julho de 2020 - Drica Cestari

Ansioso para viajar? Que tal sonhar que o seu próximo destino de viagem será numa praia paradisíaca? Veja algumas das melhores praias no litoral do Brasil, que selecionamos para vocês curtirem após a pandemia passar. Algumas são desertas, outras nem tão desertas assim, mas todas têm algo em comum: são belíssimas.


Nem todas possuem acesso fácil. Algumas delas só serão acessíveis através de embarcação ou por trilha. Isso acaba sendo uma vantagem, pois sendo isoladas são perfeitas para relaxar e aproveitar o visual. Mas talvez você prefira uma mais badalada, cheia de gente. Independentemente da sua escolha aqui estão as dez mais.

Vamos à lista das top 10!

A lista não está por ordem alfabética e nem por preferência. Ela é aleatória para as praias não ficarem "enciumadas".

1 - Baía do Sancho, Fernando de Noronha - Pernambuco
A primeira da lista é a Baía do Sancho. Difícil citar as melhores praias no Brasil sem mencionar as praias da ilha de Fernando de Noronha. A praia do Sancho é um paraíso num paraíso. O acesso à Baía do Sancho pode ser feito de duas maneiras: de barco ou através de escada. Se optar pela segunda opção, prepare-se para descer, e claro, na volta subir, uma escada colocada no meio de uma fenda da falésia. Ah! Não se esqueça de levar, além da câmera fotográfica, uma mochila com água, algo para beliscar, protetor solar e outras coisinhas a mais como máscara de snorkel. A mochila é no caso de ficar mais cômodo quando tiver que usar a escada. A praia costuma ficar deserta e é excelente para o mergulho. É possível ver uma grande variedade de peixes.

Baía do Sancho - Fernando de Noronha - Pernambuco - Região Nordeste - BrasilBaía do Sancho, Fernando de Noronha - Pernambuco.

2 - Praia de Lopes Mendes, Ilha Grande - Angra dos Reis
A segunda é uma praia que particularmente eu adoro. A praia fica na Ilha Grande, em Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro. É a praia de Lopes Mendes. Ela é a praia mais indicada na ilha para a prática do surf. Construções e acampamentos são proibidos na praia e nas redondezas. Leve lanche e água e relaxe à sombra de alguma das amendoeiras que ficam em sua orla. A forma mais usada para fazer o passeio é de barco, partindo da Vila do Abraão, descendo na praia do Pouso e depois seguindo por uma trilha atravessando, por cerca de 30 minutos, um morro. A outra maneira é fazer todo o percurso por trilha desde Abraão. Nesse caso são 6 km no total para se chegar a Lopes Mendes. Nunca fui de barco. Sempre preferi fazer todo o percurso por trilha mesmo, partindo da Vila do Abrãao.

Praia de Lopes Mendes - Ilha Grande - Angra dos Reis - Região Nordeste - BrasilPraia de Lopes Mendes, Ilha Grande - Angra dos Reis.

3 - Praia do Farol, Arraial do Cabo - Rio de Janeiro
A terceira da minha lista é a praia do Farol, em Arraial do Cabo, no estado do Rio de Janeiro. Ela fica na Ilha de Cabo Frio (Ilha do Farol), e só dá para chegar lá por embarcação partindo de Arraial de Cabo, geralmente da praia dos Anjos. É considerada a praia mais perfeita do Brasil, cercada por pequenas dunas branquinhas e águas cristalinas. Ótimo lugar para fazer mergulho livre com peixinhos à vista. A praia do Farol é um dos pontos de parada para banhos e, por se tratar de uma reserva ambiental da marinha brasileira, o tempo de permanência é limitado e não há estrutura com quiosques na praia.

Praia do Farol - Arraial do Cabo - Rio de Janeiro - Região Sudeste - BrasilPraia do Farol, Arraial do Cabo - Rio de Janeiro.

4 - Praia do Forno, Arraial do Cabo - Rio de Janeiro
Mais uma praia em Arraial do Cabo. A praia do Forno fica localizada em uma enseada, a 1,5 km do Centro de Arraial. No início da trilha a gente fica meio descrente, mas depois que se depara com aquele visual incrível do topo do morro, a vontade que dá é de querer descer logo para aproveitar o máximo o mar, mas claro, sem antes tirar umas fotinhas para eternizar o momento. Outra maneira de se chegar à praia é por meio de embarcação. Existem serviços de bares na sua orla e abriga ainda um interessante restaurante flutuante especializado em frutos do mar. Procure chegar cedo, na alta temporada costuma encher bastante de gente.

Praia do Forno - Arraial do Cabo - Rio de Janeiro - Região Sudeste - BrasilA vista da praia do Forno no topo do morro. Arraial do Cabo - Rio de Janeiro.

5 - Praia dos Carneiros, Tamandaré - Pernambuco
A igrejinha de São Benedito à beira mar dá um charme a mais à praia repleta de coqueirais. A praia dos Carneiros fica no município de Tamandaré, no litoral sul de Pernambuco. Há duas possibilidades de bom acesso por Tamandaré: uma caminhando pela orla na maré baixa, por cerca de 30 minutos, e a outra fazendo o passeio em alguma embarcação que faz parada na praia. Dá para aproveitar bastante por lá: nadar nas piscinas naturais que se formam na maré baixa, fazer o banho de argila, ir aos bancos de areia e passar pelo manguezal.

Praia dos Carneiros - Tamandaré - Pernambuco - Região Nordeste - BrasilPraia dos Carneiros, Tamandaré - Pernambuco.

6 - Galés, Maragogi - Alagoas
Se você quer ter a experiência de nadar junto com muitos peixinhos, visite as Galés de Maragogi, no litoral norte de Alagoas. O passeio de catamarã ou lancha para as Galés são vendidos na cidade de Maragogi nos restaurantes da orla. Você contrata o serviço de barco + a opção de mergulhar com snorkel ou cilindro. Mas fique atento em relação à tábua das marés, o ideal é fazer o passeio em período de maré baixa. O mar estará mais raso e a visibilidade será maior.

Galés - Maragogi - Alagoas - Região Nordeste - BrasilMaragogi - Alagoas.

7 - Praia de Taipus de Fora, Península de Maraú - Bahia
A praia de Taipus de Fora fica na Península de Maraú, no litoral sul da Bahia. A praia é cheia de coqueirais e é perfeita para mergulhar, mesmo que só com snorkel. Na maré baixa e durante a lua cheia formam-se piscinas naturais e é possível chegar aos recifes nadando da praia e visualizar peixinhos. A melhor maneira de se chegar lá é partindo da vila de Barra Grande. Tem a opção de ir de carro, pegar um táxi ou jardineira, ou alugar um quadriciclo. Chega-se também a pé, mas nesse caso prepare-se para quase duas horas de caminhada.

Praia de Taipus de Fora - Península de Maraú - Bahia - Região Nordeste - BrasilPraia de Taipus de Fora, Península de Maraú - Bahia.

8 - Baía dos Porcos, Fernando de Noronha - Pernambuco
A faixa de areia é estreita, mas nem por isso a praia deixa de ser magnífica. É nela que se encontra o principal cartão-postal da ilha: o Morro Dois Irmãos. Ela é excelente para mergulhar mesmo que só com snorkel. Nela é possível ver, além dos peixinhos coloridos nas piscinas naturais, tartaruga e até mesmo tubarão. Vá quando a maré estiver baixa para aproveitar o mergulho. Não há estrutura alguma de guarda-sóis ou bar, mas o visual compensa. Chega-se pela praia da Cacimba e depois é preciso fazer uma trilha à esquerda da praia para chegar à Baía.

Baía dos Porcos - Fernando de Noronha - Pernambuco - Região Nordeste - BrasilBaía dos Porcos, Fernando de Noronha - Pernambuco.

9 - Praia do Rosa, Imbituba - Santa Catarina
A praia do Rosa é uma praia de mar aberto com ondas fortes. Ela se divide em praia do Rosa Norte e praia do Rosa Sul. Entre os dois cantos Norte e Sul, está a Lagoa do Meio, que é uma boa pedida para quem prefere água mais calma e rasa, ótima para crianças e para a prática de esportes. A praia do Rosa possui estrutura para aluguel de guarda-sol e cadeiras, além de serviço de bar. A melhor maneira de se chegar até a praia é a pé por trilha a partir do centrinho. Existem também várias outras trilhas partindo da praia do Rosa para outras praias da região. Dá também para chegar à praia do Rosa de carro e deixá-lo em algum dos inúmeros estacionamentos particulares que existem no caminho para lá.

Praia do Rosa - Imbituba - Santa Catarina - Região Sul - BrasilPraia do Rosa, Imbituba - Santa Catarina.

10 - Baía dos Golfinhos, Tibau do Sul - Rio Grande do Norte
A Baía dos Golfinhos fica no município de Tibau do Sul, no litoral sul do Rio Grande do Norte. Na realidade, a praia se chama praia do Curral, mas por causa da grande atração da praia ser os golfinhos, ela é conhecida como a Baía dos Golfinhos. As chances de vê-los e nadar junto a eles são enormes. A praia tem águas calmas e é ótima para famílias com crianças. Dá para nadar tranquilamente no mar. O acesso pode ser feito a pé, vindo da praia do Madero ou do Centro, caminhando pela areia, porém deve-se observar a tábua das marés. Quando a maré enche não é possível passar. A estrutura de barracas vendendo comida e bebida é limitada, devido o acesso à praia ser possível somente na maré baixa ou por embarcação.

Baía dos Golfinhos - Praia da Pipa - Tibau do Sul - Rio Grande do Norte - Região Nordeste - BrasilBaía dos Golfinhos, Tibau do Sul - Rio Grande do Norte - Foto: Junior Santos/ MTur.

Claro que existem muitas outras praias que eu gostaria de mencionar aqui. Selecionar as 10 melhores praias do Brasil, para curtir depois que a pandemia do novo coronavírus (COVID-19) passar, foi difícil. Tive que deixar muitas praias fora da lista. Eleger a praia preferida acaba sendo mais fácil. Existe aquela que você sempre vai; aquela que você curtiu quando criança ou na adolescência; aquela que você vai com a família ou com os amigos; aquela que você se prepara a ano inteiro para ir uma vez por ano; aquela que você esteve uma única vez e que ficou na memória; ou aquela primeira praia que você conheceu na vida. Há também aquela que mesmo não sendo a sua preferida é um encanto. Ela pode ser uma praia deserta ou bastante movimentada; pode ser de fácil ou de difícil acesso; ótima para surfar ou levar as crianças; mas que não está nesta lista. Mas que poderá estar na próxima!

Para você, quais são as 10 praias perfeitas do Brasil? Ou aquela que é a sua preferida? Conhece alguma praia dessa lista?

Acompanhe as notícias do Que Tal Viajar? e compartilhe.

Compartilhe esta notícia:


Site oficial:

Site oficial do Ministério do Turismo.

Pessoas de máscara nas ruas
O uso de máscara facial é uma das exigências em muitos destinos de viagem.

A pandemia de COVID-19 já registrou mais de 15 milhões de casos em todo o mundo com mais de 618 mil mortes. No Brasil já foram registrados mais de 2 milhões de casos e mais de 81 mil óbitos. O COVID-19 é uma doença respiratória aguda causada pelo coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2), contagioso entre seres humanos. A doença foi identificada pela primeira vez em Wuhan, na província de Hubei, na China, em 1 de dezembro de 2019, mas o primeiro caso foi reportado em 31 de dezembro do mesmo ano. Para mais informações de como se prevenir, saber os sintomas do coronavírus, como é transmitido, diagnóstico, como se proteger e ajudar a evitar a propagação de doenças respiratórias como o COVID-19 acesse a página oficial do Ministério da Saúde destinada ao novo coronavírus COVID-19.

Tags: Baía do Sancho | Fernando de Noronha | Pernambuco | Praia do Rosa | Imbituba | Santa Catarina | Praia de Taipus de Fora | Bahia | Baía dos Golfinhos | Praia da Pipa | Rio Grande do Norte | Galés | Maragogi | Alagoas | Praia dos Carneiros | Tamandaré | Baía do Sancho | Praia de Lopes Mendes | Ilha Grande | Angra dos Reis | Península de Maraú | Morro Dois Irmãos | Trilhas | Tibau do Sul | Praia do Curral | Litoral de Santa Catarina | Litoral do Rio de Janeiro | Nordeste | Praias do Nordeste | Litoral da Bahia | Caminhadas na praia | Natureza | Biodiversidade | Costa dos Corais | Costa Verde | Região dos Lagos | Reserva ambiental | Praias do Rio de Janeiro | Estado do Rio de Janeiro | Praia do Farol | Arraial do Cabo | Vila do Abraão | Praia do Forno | Mar | Praias no Brasil | Costa brasileira | Notícias de turismo | Notícias de viagem | Novidades no turismo | Matérias de turismo | Matérias de viagens | Viajar | Viagem | Viaje | Turismo

Saiba mais



Destinos para viajar na Baixa Temporada no Brasil - Economize nas viagens!


Que tal viajar na baixa temporada para economizar? Conheça 12 destinos para conhecer durante a baixa temporada para viajar mais barato. Em cada destino turístico existem a alta temporada (época do ano aonde existem atrações no local ou uma grande procura de turistas) e a baixa temporada (época onde os hotéis e atrações estão geralmente mais baratos devido ao menor número de visitantes). Veja no vídeo os meses do ano onde você pode visitar os destinos de seus sonhos no país economizando mais.

Publicidade
Cadê meu Táxi? Veja as opções de táxi e aplicativos de transporte na sua localidade.


Busca




Cadastre-se Grátis

Para receber as informações gratuitamente do "Que Tal Viajar?" digite seu e-mail abaixo.


Após digitar seu e-mail no campo abaixo você receberá uma mensagem do Googlegroups.com (serviço de newsletters) na sua caixa de correio eletrônica pedindo a confirmação de seu e-mail.

Confirme a sua participação para receber a newsletter gratuita do site Que Tal Viajar.

Para mais informações da newsletter e cadastro clique aqui.