Parque Nacional do Iguaçu


Home » Notícias de turismo » Suspensa visitação ao Parque Nacional do Iguaçu

Suspensa visitação ao Parque Nacional do Iguaçu após sua reabertura

06 de julho de 2020 (atualizado em 03/08/20) - Drica Cestari

O Parque Nacional do Iguaçu, que esteve reaberto ao público por 20 dias, está com a sua visitação temporariamente suspensa. A suspensão das atividades turísticas aconteceu no dia 1º de julho e se dará pelo prazo inicial de 14 dias.


O Parque Nacional do Iguaçu, assim como a cidade de Foz do Iguaçu, já tinham retomado com as suas atividades econômicas de forma gradual, seguindo os protocolos de segurança para evitar a proliferação da COVID-19. Entretanto, devido às últimas informações do boletim epidemiológico do estado do Paraná, foi verificada a evolução do vírus em sete Regionais da Saúde, como é o caso da 9ª Região de Saúde - Foz do Iguaçu, onde se encontra o Parque Nacional do Iguaçu.

Parque Nacional do Iguaçu - Cataratas do Iguaçu - Foz do Iguaçu - Região Sul - Paraná - BrasilCataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas Mundiais da Natureza.

A deliberação atende ao Decreto nº 4.942, publicado no Diário Oficial de 30 de junho de 2020, assinado pelo governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, estabelecendo normas e diretrizes mais restritivas regionalizadas para o enfrentamento do novo coronavírus (COVID-19), com o controle de circulação de pessoas e permitindo o funcionamento de apenas serviços considerados essenciais. Conforme exposto no decreto, estão suspensas atividades coletivas ao ar livre em parques, praças, passeios e demais áreas abertas. Portanto, o Parque Nacional do Iguaçu não se enquadra em atividade essencial que justifique o seu funcionamento.

De acordo com o decreto, a decisão pelo fechamento temporário de todas as atividades econômicas não essenciais foi tomada a partir da análise das projeções do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico eSocial (IPARDES), que relatou o aumento do número de casos e de mortes por Covid-19, no mês de junho, no estado do Paraná.

O decreto também faz referência ao início do inverno, época em que as baixas temperaturas e o aumento de umidade potencializam o surgimento de problemas respiratórios, o que facilita a proliferação e circulação de vírus. Também abordou a falta de recursos humanos, insumos e equipamentos para o tratamento de pacientes diagnosticados com COVID-19.

Parque Nacional do Iguaçu - Cataratas do Iguaçu - Foz do Iguaçu - Região Paraná - BrasilParque Nacional do Iguaçu - Cataratas do Iguaçu.

Conheça o Parque Nacional do Iguaçu
O Parque Nacional do Iguaçu, criado em 1939, é um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica preservados do Brasil. O parque abriga uma rica flora e fauna nativa, e é lar de espécies raras ou ameaçadas de extinção como a onça pintada, a anta, o tucano, a arara, entre outros. Além de espécies endêmicas e outras espécies não ameaçadas que compõem a biodiversidade do parque. Esta reserva ambiental ajuda a preservar os ecossistemas naturais e também é responsável pela produção de pesquisas científicas, educação ambiental e turismo ecológico. Reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Mundial Natural da Humanidade em 1986.

No Parque Nacional do Iguaçu estão as maiores cataratas do planeta, as Cataratas do Iguaçu. As trilhas sinalizadas do Parque Nacional do Iguaçu conduzem os visitantes às impressionantes cataratas, como a Garganta do Diabo. São mais de 270 quedas d'água do Rio Iguaçu, que se estendem por quase cinco quilômetros de extensão, em áreas dos territórios do Brasil e da Argentina. No lado argentino, o parque recebe o nome de Parque Nacional del Iguazú.

Segundo a Concessionária Cataratas S.A., em 2019, o Parque Nacional do Iguaçu recebeu mais de dois milhões de visitantes, registrando o recorde de movimento na unidade de conservação. O Parque Nacional do Iguaçu fica a cerca de 20 km do centro urbano do município de Foz do Iguaçu. O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu está entre o Parque Nacional do Iguaçu e a cidade.

Parque Nacional do Iguaçu - Cataratas do Iguaçu - Foz do Iguaçu - Região Sul - Paraná - BrasilParque Nacional do Iguaçu - Cataratas do Iguaçu.

Histórico da reabertura do Parque Nacional do Iguaçu
A reabertura do Parque Nacional do Iguaçu tinha ocorrido em conjunto com a retomada do turismo em Foz do Iguaçu, em 10 de junho, dia do aniversário da cidade.

A programação para a abertura do Parque Nacional do Iguaçu estava sendo feita de forma gradual, aberto para o público de terça-feira a domingo, das 9h às 16h, e com todos os cuidados relativos à saúde.

A administração do parque estava liberando a entrada de apenas 350 visitantes por hora, com recomendação da compra do ingresso antecipadamente pela internet no site oficial Cataratas do Iguaçu, como medida preventiva sanitária para evitar aglomerações. Além disso, o visitante também estava sendo obrigado a usar a máscara de proteção e manter o distanciamento social mínimo de dois metros.

O Parque Nacional do Iguaçu foi uma das primeiras Unidades de Conservação Federais reabertas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Na mesma data, foram permitidas as visitações públicas também de mais dois parques: os Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, ambos localizados na divisa dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Posteriormente, foram também reabertos, pelo ICMBio, o Parque Nacional de Brasília, o Parque Nacional da Tijuca, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, o Parque Nacional de Fernando de Noronha, o Refúgio de Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes e a Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais..

O disposto no decreto 4.942/2020 aplica-se por um período de 14 dias corridos, podendo este prazo ser prorrogado a depender da evolução da pandemia no Paraná. Outras medidas de restrição e contenção podem ser adotadas em outras Regionais de Saúde do Estado do Paraná, em conformidade com as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde. Acompanhe as nossas notícias e confira nos sites oficiais as novas recomendações e limitações para a visitação do Parque Nacional do Iguaçu.

Compartilhe esta notícia:


Artigos relacionados:

Parque Nacional do Iguaçu reabre para visitação turística pela segunda vez nesta pandemia.
Reabertura do Parque Nacional do Iguaçu ao público.
Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral reabertos ao público pelo ICMBio.
Parque Nacional da Tijuca reaberto para visitação pública.
Parque Nacional de Brasília reabre para visitação.

Sites oficiais:

Site oficial do ICMBio - Parque Nacional do Iguaçu - Parna Iguaçu.
Site oficial do Parque Nacional do Iguaçu.
Site oficial da Prefeitura de Foz do Iguaçu.

Pessoas de máscara nas ruas
O uso de máscara facial é uma das exigências em muitos destinos de viagem.

A pandemia de COVID-19 já registrou mais de 11 milhões de casos em todo o mundo com mais de 530 mil mortes. No Brasil já foram registrados mais de 1,6 milhão de casos e mais de 64 mil óbitos. O COVID-19 é uma doença respiratória aguda causada pelo coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2), contagioso entre seres humanos. A doença foi identificada pela primeira vez em Wuhan, na província de Hubei, na China, em 1 de dezembro de 2019, mas o primeiro caso foi reportado em 31 de dezembro do mesmo ano. Para mais informações de como se prevenir, saber os sintomas do coronavírus, como é transmitido, diagnóstico, como se proteger e ajudar a evitar a propagação de doenças respiratórias como o COVID-19 acesse a página oficial do Ministério da Saúde destinada ao novo coronavírus COVID-19.

Tags: Parque Nacional do Iguaçu | Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade | ICMBio | Cataratas do Iguaçu | Parques naturais | Unidade de Conservação Federal | Parque reaberto | Parques de Foz do Iguaçu | Reaberturta dos Parque | Reaberturta do Parque Nacional do Iguaçu susoensa | Suspensão temporária do Parque Nacional do Iguaçu | Máscara no Parque | Álcool gel no Parque | Saúde de Foz do Iguaçu | Reserva ambiental | regiões administrativas | Município de Foz do Iguaçu | Estado do Paraná | biodiversidade | acesso ao parque | Notícias de turismo | Notícias de viagem | Novidades no turismo | Matérias de turismo | Matérias de viagens | Viajar | Viagem | Viaje | Turismo

Saiba mais



Destinos para viajar na Baixa Temporada no Brasil - Economize nas viagens!


Que tal viajar na baixa temporada para economizar? Conheça 12 destinos para conhecer durante a baixa temporada para viajar mais barato. Em cada destino turístico existem a alta temporada (época do ano aonde existem atrações no local ou uma grande procura de turistas) e a baixa temporada (época onde os hotéis e atrações estão geralmente mais baratos devido ao menor número de visitantes). Veja no vídeo os meses do ano onde você pode visitar os destinos de seus sonhos no país economizando mais.

Publicidade
Cadê meu Táxi? Veja as opções de táxi e aplicativos de transporte na sua localidade.


Busca




Cadastre-se Grátis

Para receber as informações gratuitamente do "Que Tal Viajar?" digite seu e-mail abaixo.


Após digitar seu e-mail no campo abaixo você receberá uma mensagem do Googlegroups.com (serviço de newsletters) na sua caixa de correio eletrônica pedindo a confirmação de seu e-mail.

Confirme a sua participação para receber a newsletter gratuita do site Que Tal Viajar.

Para mais informações da newsletter e cadastro clique aqui.