Capital europeia mais barata


Home » Notícias de turismo » Conheça a capital europeia mais em conta para nômades digitais

Conheça a capital europeia mais barata para nômades digitais

23 de outubro de 2023 - Drica Cestari

Você sabe qual é a capital da Europa mais em conta para nômades digitais?


Nos últimos anos, o crescimento do trabalho remoto levou a um estilo de vida particular em que trabalhar em diferentes locais se tornou uma opção de vida. Vários países passaram a oferecer vistos para atrair os nômades digitais.

Na era do trabalho remoto, os nômades digitais procuram destinos com qualidade e custo de vida compatíveis. Uma pesquisa realizada por uma corretora britânica revelou qual a capital mais barata da Europa para nômades digitais.Na era do trabalho remoto, os nômades digitais procuram destinos com qualidade e custo de vida compatíveis. Uma pesquisa realizada por uma corretora britânica revelou qual a capital mais barata da Europa para nômades digitais.

Até 2025, estima-se 32,6 milhões de norte-americanos trabalharão remotamente, o que equivale a 22% da força de trabalho dos Estados Unidos, segundo projeções da plataforma de trabalho independente Upwork. As estimativas para outros países também alcançam números impressionantes.

Na Europa, os nômades digitais estão se mudando justamente para cidades mais acessíveis economicamente em busca do equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal na era do emprego remoto. Embora a lista de países que oferecem este vistos não para de crescer, cada um deles tem as suas particularidades, durabilidades e requisitos próprios.

Segundo uma pesquisa realizada pela corretora Norton Finance, a capital europeia mais acessível economicamente para se viver como nômade digital está localizada na Macedônia do Norte.

Fundada por Keith Stringer em 1974, a Norton Finance é uma corretora independente, de propriedade familiar, com sede na cidade de Rotherham, Inglaterra. Conhecida pelo público britânico pelos comerciais de televisão no Reino Unido, a empresa emprega atualmente cerca de 250 pessoas.

Especialistas em viagens desta empresa avaliaram 184 países. O ranking foi feito com base nos custos médios locais de aluguel, serviços públicos, transporte, alimentação, academia de ginástica e Internet, além de preços de voos ida e volta a partir do Reino Unido.

Skopje (Escópia), capital e maior cidade da Macedônia do Norte, foi apontada como a capital europeia mais barata para nômades digitais.Skopje (Escópia), capital e maior cidade da Macedônia do Norte, foi apontada como a capital europeia mais barata para nômades digitais. Em destaque a estátua de Alexandre III da Macedônia, mais conhecido como Alexandre, o Grande ou Alexandre Magno, rei da Macedônia que nasceu na cidade de Pela, atualmente parte da Grécia.

Skopje, também chamada nos país de língua portuguesa como Escópia e Skopie, é a cidade europeia que lidera o ranking das capitais mais baratas da Europa para nômades digitais.

No Império Romano, a atual capital e maior cidade da Macedônia do Norte era chamada de Escupos. Ela recebeu os nomes de Uscube (Uzkub) ou Uscupe (Uzkup), quando parte do Império Otomano; e pelo nome sérvio Escoplie (Skoplie), quando fazia parte da Iugoslávia.

Viver em Skopje oferece uma economia significativa de custos em comparação com outras cidades da Europa. Para uma família de quatro pessoas, as despesas mensais estimadas, excluindo o aluguel, chegam a € 1.857,30 (cerca de R$ 9.905,60*), enquanto que para uma pessoa solteira ficam em aproximadamente 542,90 euros (2.895 reais*). O custo de vida na capital da Macedônia do Norte chega a ser 33% menor que em outras cidades europeias, como Barcelona. O aluguel pode ser 76% mais barato em relação a esta cidade da Catalunha, tornando Skopje uma opção economicamente atraente para muitos nômades digitais.

Outros atrativos de Skopje para turistas e nômades digitais são os valores mais acessíveis da culinária e do baixo valor das passagens de ônibus urbanas. Um passe mensal de transporte público na capital da Macedônia do Norte é oito vezes mais barato do que o equivalente em Londres, por exemplo.

Além disso, segundo o estudo, os habitantes locais são cordiais e hospitaleiros. Os macedônios estão entre os povos mais gentis e amigáveis da Europa. Skopje também é considerada um paraíso para os fanáticos por comida. A cidade oferece uma grande variedade de restaurantes, cafés e pubs. As iguarias macedônias também são um atrativo a mais para turistas e nômades digitais.

A capital da Macedônia do Norte é conhecida por se um destino turístico com valores acessíveis. A moeda do país é o Dinar macedónio, também chamada denar macedônio. Embora subdivididas em cem denis, as moedas com denominação inferior a um dinar não estão em uso desde 2013, já que atualmente um dinar vale cerca de nove centavos de real e menos de dois centavos de euro*.

O custo de vida em Skopje, capital da Macedônia do Norte, é um dos atrativos para os nômades digitais que escolhem a Europa como destino.O custo de vida em Skopje, capital da Macedônia do Norte, é um dos atrativos para os nômades digitais que escolhem a Europa como destino.

Devido à sua diversidade e riqueza histórica, Skopje tem como atrativos os sítios arqueológicos da época romana, macedônica, grega, otomana e iugoslava; além de museus e templos religiosos como igrejas e mesquitas.

Entre as principais atrações de Skopje estão o Memorial da Madre Teresa, a Ponte de Pedra, o Antigo Bazar, o Lago Matka e a Montanha de Vodno. A cidade, cortada pelos rios Vardar e Lepenac, é cercada por montanhas, o que lhe confere um visual esplendoroso.

Apesar de não ser um dos mais badalados destinos, Skopje tem uma localização ideal para viajar para outros países, devido a sua localização na Europa. Skopje fica perto de três outras capitais europeias, Pristina, Kosovo (a 87 km), Tirana, Albânia (a 291 km) e Sófia, Bulgária (a 245 km). A capital da Macedônia do Norte também está no cruzamento de dois corredores pan-europeus: O Corredor X, que liga a Áustria à Grécia, e o Corredor VIII, que liga o Adriático, na Albânia, ao Mar Negro, na Bulgária. O Corredor X liga Skopje a Salônica, Belgrado e à Europa Ocidental, enquanto o Corredor VIII a liga a Tirana e a Sófia.

Há muitas possibilidades para explorar na própria Macedônia do Norte e nos países vizinhos como a Sérvia, a Bulgária, a Grécia e a Albânia. O Aeroporto Internacional de Escópia (SKP) e o Aeroporto de Ohrid - São Paulo Apóstolo (OHD) são os dois principais aeroportos que servem a capital da Macedônia do Norte. Estes aeroportos ligam Skopje a diversas outras cidades na Europa, África e Ásia.

O Lago de Ocrida (Ohrid) está situado na fronteira com a Albânia. A 750 metros acima do nível do mar, o Lago Ohrid é conhecido pela grandeza, profundidade e transparência (cerca de 20 metros). O Lago de Ocrida se torna ainda mais atraente por sua riqueza em espécies endêmicas de flora e fauna dos Bálcãs. Passeios de barco e caminhadas ao longo da margem do lago são as atividades mais buscadas pelos visitantes.

A igreja ortodoxa macedônia São João em Kaneo está situada num penhasco com vista para o Lago de Ocrida (Lago Ohrid), um dos pontos turísticos e históricos mais visitados do país.A igreja ortodoxa macedônia São João em Kaneo está situada num penhasco com vista para o Lago de Ocrida (Lago Ohrid), um dos pontos turísticos e históricos mais visitados do país.

O Parque Nacional de Mavrovo é o maior dos quatro parques nacionais da Macedônia do Norte. Localizado no oeste do país, a cerca de 100 quilômetros da capital, ele se estende por uma área de cerca de 780 km². Criado em 1949, o Mavrovo é caracterizado por desfiladeiros profundos, lagos e florestas densas repletas de vida selvagem diversificada. Pode-se explorar o parque a pé, de mountain bike, num caiaque ou a cavalo. Uma das atrações do parque é a Igreja de São Nicolau. Construída em 1850, esta igreja foi submersa no lago local em 1953, mas, devido às secas do século XXI, parte dela pode ser vista novamente.

O parque nacional, o lago e a região receberam o nome do vilarejo de Mavrovo, um destino turístico na região montanhosa do oeste da Macedônia do Norte. Pousadas, hotéis e demais acomodações recebem turistas durante todo o ano em busca de atividades ao ar livre. O local também é um ponto dos amantes de escaladas e alpinismo, já que ali estão os picos mais altos do país.

A religião majoritária da Macedônia do Norte é o cristianismo ortodoxo oriental, que representa 65% da população, onde a grande maioria pertencente à Igreja Ortodoxa Macedônia. As demais denominações cristãs representam apenas 1% da população do país. Skopje é a terra natal de Anjezë Gonxhe Bojaxhiu, a religiosa católica mais conhecida como Madre Teresa de Calcutá ou Santa Teresa de Calcutá.

A Macedônia do Norte tem a quinta maior proporção de muçulmanos na Europa, atrás apenas do Kosovo (96%), Turquia (90%), Albânia (59%) e da Bósnia e Herzegovina (51%). Os muçulmanos constituem cerca de 30% da população macedônia.

O idioma do país é o macedônio, língua muito próxima do búlgaro. O macedônia utiliza a variante macedônia do alfabeto cirílico, escrita oficial de sete países: Belarus (Bielorrússia), Bulgária, Quirguistão, Rússia, Sérvia, Tajiquistão e Ucrânia.

* Cotação de 23/10/2023.

Por que a Macedônia do Norte mudou de nome? Onde então fica a Macedônia do Sul?
A Macedônia é uma região histórica e geográfica da península dos Bálcãs, sudeste da Europa. O Reino da Macedônia, também conhecido como Macedônia Antiga, existiu entre 808 a.C. a 168 a.C. Atualmente, a região está localizada em cinco países. A Grécia contém a maior parte dela (52,4%), seguida da Macedônia do Norte (35,8%), Bulgária (10,1%), Albânia (1,4%) e da Sérvia (0,3%).

Após a Dissolução da Iugoslávia, o governo grego passou a se preocupar com uma possível reivindicação da ex-república iugoslava de Macedônia sobre a "Macedônia do Sul", parte da região histórica na Grécia que os locais chamam apenas de Macedônia. Na Grécia, a região da Macedônia é atualmente dividida em três regiões administrativas.

Após o reconhecimento da independência da Macedônia, o novo país passou a se chamar Antiga República Iugoslava da Macedônia ("FYROM" na sigla em inglês, "ARIM" em português brasileiro e "ARJM" em português europeu) para evitar atritos com os gregos sobre o uso do nome Macedônia. A Iugoslávia era formada por seis repúblicas: Sérvia, com duas regiões autônomas (Kosovo e Voivodina), Croácia, Montenegro, Eslovênia, Bósnia e Herzegovina e Macedônia.

Após vários anos de negociação, os governos da Macedônia do Norte e da Grécia assinaram um acordo em 2018 para encerrar a disputa sobre o nome da região histórica. A Antiga República Iugoslava da Macedônia passou a se chamar oficialmente República da Macedônia do Norte, encerrando assim o imbróglio com os gregos.

Atualmente, a região histórica da Macedônia é dividida entre cinco países: Grécia, Macedônia do Norte, Bulgária, Albânia e Sérvia.Atualmente, a região histórica da Macedônia é dividida entre cinco países: Grécia, Macedônia do Norte, Bulgária, Albânia e Sérvia. A Macedônia do Norte está destacada em laranja, enquanto as três regiões administrativas gregas da Macedônia estão em verde. - Imagem: Tet.

Quais são as capitais da Europa mais baratas para nômades digitais?
De acordo com este levantamento da Norton Finance, as capitais mais em conta da Europa para nômades digitais estão localizadas nos Bálcãs (região histórica do sudeste da Europa) e no Leste Europeu. O estudo também revelou que as capitais europeias menos favoráveis financeiramente para os nômades digitais são Copenhague (Copenhaga) e Dublin (Dublim).

Veja abaixo a lista com as dez capitais europeias mais baratas para nômades digitais:

Posição no ranking - Cidade, País
1º - Skopje, Macedônia do Norte
2º - Sarajevo, Bósnia e Herzegovina
3º - Chisinau, Moldávia
4º - Sofia, Bulgária
5º - Bucareste, Romênia
6º - Belgrado, Sérvia
7º - Budapeste, Hungria
8º - Varsóvia, Polônia
9º - Vilnius, Lituânia
10º - Riga, Letônia

Ficha da Macedônia do Norte


Bandeira da Macedônia do Norte
Bandeira da Macedônia do Norte

Brasão da Macedônia do Norte
Brasão da Macedônia do Norte

Nome - Republika Severna Makedonija - República da Macedônia do Norte.
Origem do nome - A Macedônia (português brasileiro) ou Macedónia (português europeu) é uma região geográfica e histórica dos Bálcãs, no sudeste da Europa.
Continente - Europa
Gentílico - norte-macedônio / norte-macedônia (norte-macedónio / norte-macedónia no português europeu)
Lema - Liberdade ou Morte
Língua oficial - macedônio
Capital - Skopje (Escópia)
Cidade mais populosa - Skopje (Escópia)
Governo - República parlamentar
Independência da Iugoslávia - 8 de setembro de 1991
Área - 25.713 km² - 145º lugar
Densidade demográfica - 80,1 habitantes/km² - 122º lugar
População - 1.836.713 habitantes - 122º lugar (estimativa de 2021)
PIB nominal - US$ 12,383 bilhões (estimativa de 2019)
PIB per capita - US$ 6.143 (estimativa de 2019)
IDH - 0,774 - alto - 82º lugar (2019)
Espectativa de vida -
Mortalidade infantil -
Moeda - Denar macedónio - MKD
Fuso horário - UTC+1 e +2 (Horário de Verão)
Clima - mediterrânico
Comidas típicas da Macedônia do Norte -
Código Internet - .mk
Código telefônico - +389
Site oficial da Macedônia do Norte - vlada.mk
Hino nacional da Macedônia do Norte - Denes nad Makedonija ("Hoje sobre a Macedônia" em macedônio)
Escute o Hino Nacional da Macedônia do Norte em mp3

Mapas da Macedônia do Norte


Mapa da Macedônia do Norte - Imagem: Bosonic dressing
Mapa da Macedônia do Norte na Europa. A Macedônia do Norte está em destaque. Os países da União Europeia estão em cinza escuro. Imagem: Bosonic dressing


Mapa rodoviário da Macedônia do Norte - Imagem: CSUN
Mapa rodoviário com as principais cidades da Macedônia do Norte. Imagem: CSUN

Site oficial:

Site Oficial da Norton Finance (em inglês).

Compartilhe esta notícia:


Tags: nômade digital | morar no exterior | Macedônia do Norte | país europeu | Norton Finance | Especialistas em viagens | Escópia | Skopje | Skopie | trabalho remoto | nômades digitais | economia | despesas mensais | aluguel | pessoa solteira | custo de vida | comida | transporte público | mais barato | destino turístico | Dinar macedónio | museus | igrejas | | Memorial da Madre Teresa | Ponte de Pedra | Antigo Bazar | Localização | Aeroporto | Lago Ohrid | Parque Nacional | Mavrovo | Bálcãs | Macedônia mudou de nome | Onde fica a Macedônia do Sul | Grécia | FYROM | ARIM | ARJM | Iugoslávia | República da Macedônia do Norte | macedônio | Notícias de viagem | Novidades no turismo | Matérias de turismo | Matérias de viagens | Viajar | Viagem | Viaje | Turismo

Saiba mais



Destinos para viajar na Baixa Temporada no Brasil - Economize nas viagens!


Que tal viajar na baixa temporada para economizar? Conheça 12 destinos para conhecer durante a baixa temporada para viajar mais barato. Em cada destino turístico existem a alta temporada (época do ano aonde existem atrações no local ou uma grande procura de turistas) e a baixa temporada (época onde os hotéis e atrações estão geralmente mais baratos devido ao menor número de visitantes). Veja no vídeo os meses do ano onde você pode visitar os destinos de seus sonhos no país economizando mais.

Publicidade
Cadê meu Táxi? Veja as opções de táxi e aplicativos de transporte na sua localidade.


Busca




Cadastre-se Grátis

Para receber as informações gratuitamente do "Que Tal Viajar?" digite seu e-mail abaixo.


Após digitar seu e-mail no campo abaixo você receberá uma mensagem do Googlegroups.com (serviço de newsletters) na sua caixa de correio eletrônica pedindo a confirmação de seu e-mail.

Confirme a sua participação para receber a newsletter gratuita do site Que Tal Viajar.

Para mais informações da newsletter e cadastro clique aqui.