Mirantes no Rio de Janeiro


Home » Destinos de Viagem » América do Sul » Brasil » Rio de Janeiro » Mirantes no Rio de Janeiro

Especial Rio de Janeiro

Veja nesta página os melhores destinos para a sua próxima viagem. São dicas de lugares para viajar melhor e mais barato.


Mirantes no Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro é repleta de atrativos naturais e possui diversos mirantes, de onde pode-se ter uma vista espetacular da cidade do Rio. Veja aqui alguns mirantes que merecem uma visita, encontrados na cidade do Rio de Janeiro:

ATENÇÃO: Devido à pandemia do novo coronavírus (COVID-19), nem todos os mirantes estão abertos à visitação pública.

Mirante do Corcovado

Eleito como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, o Cristo Redentor é o símbolo da cidade do Rio de Janeiro. Um dos principais pontos turísticos do Rio, o monumento possui 38 metros de altura, e está localizado a 710 metros no alto do Morro do Corcovado, no Parque Nacional da Tijuca. Saiba mais sobre o Parque Nacional da Tijuca na página: parques e Jardins no Rio de Janeiro.

Parque Nacional da Tijuca - Cristo Redentor - Morro do Corcovado - Rio de Janeiro - Região Sudeste - BrasilMorro do Corcovado e o Monumento Cristo Redentor, uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

Desde a sua inauguração, o acesso à estátua vem passando por reformas. Foram implantados três elevadores panorâmicos e escadas rolantes, o que facilitou a subida que era somente feita através dos 220 degraus. O acesso à área mecanizada atende tanto as pessoas que chegam de carro ou aquelas que desembarcam do trem do Corcovado.

Uma estrutura interessante que merece uma paradinha dos visitantes que vão ver de perto o Cristo Redentor é o Centro de Visitantes Paineiras. No local funcionava o consagrado Hotel Paineiras, inaugurado por D. Pedro II, em 1884, que hospedou figuras ilustres como os presidentes Washington Luís e Getúlio Vargas. Posteriormente, o hotel foi desativado, passou por uma completa reformulação, e se transformou no Centro de Visitantes Paineiras, um espaço dedicado a exposição Floresta Protetora, e que também conta com loja, restaurante e lanchonetes.

Recomenda-se o acesso ao Cristo Redentor através do trem turístico Trem do Corcovado. Um passeio onde poderá contemplar das janelas do trem uma vista espetacular do Parque Nacional da Tijuca; ajudar a preservar a floresta, pois o trem é elétrico e, portanto não polui o meio ambiente; e reviver um pouco da história desse trem histórico, que já transportou nobres e personalidades importantes.

Como chegar ao Corcovado:
• De trem: Estrada de Ferro Corcovado
Endereço: Rua Cosme Velho, 513 - Cosme Velho
Telefone: (21) 2558-1329
Diariamente das 8:00h às 19:00h, com parada também nas Paineiras.
São mais de 3.800 metros de linha férrea, todo sinalizado e com jardins e esculturas com temas folclóricos e religiosos.

• De carro: Informações Parque Nacional da Tijuca - Telefones: (21) 2492-2252/ 2253
Via Cosme Velho pela Ladeira dos Guararapes, seguindo pela ladeira íngreme, à direita entrar na rua Conselheiro Lampréia até a interseção com a placa indicativa "Corcovado-Mirante". Aí vire à esquerda já na Estrada das Paineiras e adiante, nova placa indica "Paineiras-Corcovado". Subir até a interseção com a estrada do Mirante Dona Marta, continuar, mantendo-se à direita até o Largo das Paineiras. Lá continuar à esquerda pela Estrada do Corcovado, passando pela guarita do Ibama, e continuar até o alto do Corcovado.

Os carros de passeio devem seguir somente até às Paineiras, onde existem estacionamentos. Até o alto do Corcovado podem subir as vans oficiais do consórcio Paineiras Corcovado e táxis que devem retornar ao estacionamento das Paineiras.

Horário de funcionamento do Corcovado:
A visitação ao monumento Cristo Redentor, no alto do Morro do Corcovado, acontece diariamente das 8:00h às 18:00h.

Mirante Dona Marta

O Mirante Dona Marta oferece vista espetacular da cidade do Rio, a 340 m de altura. Lá também existe um heliponto, que realiza voos panorâmicos sobre a cidade do Rio de Janeiro.

Parque Nacional da Tijuca - Mirante Dona Marta - Rio de Janeiro - Região Sudeste - BrasilMirante Dona Marta - Parque Nacional da Tijuca.

Como chegar ao Mirante Dona Marta:
O mirante Dona Marta fica no caminho para quem vai de carro para o Mirante do Corcovado. Seguir o mesmo acesso mencionado anteriormente nesta página, até a interseção da Estrada das Paineiras com a estrada do Mirante Dona Marta. Entrar nesta última estrada. Assim como o Corcovado, o Mirante Dona Marta fica dentro dos limites do Parque Nacional da Tijuca. Saiba mais sobre o Parque Nacional da Tijuca na página: parques e Jardins no Rio de Janeiro.

Mirante da Vista Chinesa

Mirante em estilo oriental, parte do Parque Nacional da Tijuca, a 380 m de altura da cidade do Rio de Janeiro. Saiba mais sobre o Parque Nacional da Tijuca na página: parques e Jardins no Rio de Janeiro.

Parque Nacional da Tijuca - Rio de Janeiro - Região Sudeste - BrasilVista do Mirante da Vista Chinesa.

Como chegar ao Mirante da Vista Chinesa:
O acesso se dá de carro pela Estrada da Vista Chinesa - Alto da Boa Vista

Mirante da Cascatinha

O mirante da Cascatinha caracteriza por um deck de madeira com vista panorâmica de alguns dos picos da cidade do Rio. O visitante precisa caminhar por uma trilha cercada pelo verde exuberante da Floresta da Tijuca. O acesso ao início da trilha acontece após passar pela portaria principal do Parque Nacional da Tijuca. Saiba mais sobre o Parque Nacional da Tijuca na página: parques e Jardins no Rio de Janeiro.

Pedra da Gávea

A trilha que leva ao topo da Pedra da Gávea é perfeita para montanhistas e amantes de escaladas. Para se chegar no alto da Pedra da Gávea, montanha de granito com 865 metros de altitude, leva-se três horas de caminhada. A montanha divide a Barra da Tijuca de São Conrado e é uma das atrações do Parque Nacional da Tijuca. Saiba mais sobre o Parque Nacional da Tijuca na página: parques e Jardins no Rio de Janeiro.

Parque Nacional da Tijuca - Pedra da Gávea - Rio de Janeiro - Região Sudeste - BrasilPedra da Gávea - Parque Nacional da Tijuca.

Pedra Bonita

A Pedra Bonita é o local preferido dos amantes de voo livre. Para quem irá descer de asa delta ou parapente até a Praia de São Conrado ou apenas apreciar o esporte deve seguir para o estacionamento da rampa de voo livre.

Parque Nacional da Tijuca - Rio de Janeiro - Região Sudeste - BrasilVista panorâmica do voo de asa delta da Pedra Bonita.

Para aqueles que desejam seguir até o topo da Pedra Bonita devem continuar seguindo por trilha. No fim da caminhada terão uma bela vista das praias de São Conrado e da Barra da Tijuca, além da Pedra da Gávea. A Pedra Bonita é também uma atração natural que fica dentro do Parque Nacional da Tijuca. Saiba mais sobre o Parque Nacional da Tijuca na página: parques e Jardins no Rio de Janeiro.

Pão de Açúcar

Junto com o Cristo Redentor é um dos pontos turísticos mais visitados na cidade do Rio de Janeiro. O complexo do Pão de Açúcar engloba o Morro da Urca e o Morro do Pão de Açúcar. No Morro da Urca encontramos, entre outras atrações, um heliponto que faz passeios panorâmicos para vários pontos do Rio, um restaurante panorâmico e um anfiteatro. Já do Morro do Pão de Açúcar a atração principal fica por conta do visual.

Também é digno de ser mencionada a vegetação dos Morros da Urca e do Pão de Açúcar. São encontradas na região espécies ameaçadas de extinção e característica do clima tropical. As montanhas também servem de vias de escaladas para os inúmeros esportistas.

Parque Nacional da Tijuca - Rio de Janeiro - Região Sudeste - BrasilVista panorâmica do Pão de Açúcar.

Considerado o primeiro teleférico instalado no Brasil e terceiro no mundo, o bondinho do Pão de Açúcar é também um dos mais seguros do mundo. A inauguração do primeiro trecho do bondinho, ocorreu no dia 27 de outubro de 1912 e do trecho final, no ano seguinte, em 18 de janeiro de 1913, projeto do engenheiro brasileiro Augusto Ferreira Ramos. Ao longo dos anos de existência, os bondinhos foram substituídos e nenhum acidente foi registrado com vítimas.

Como chegar ao Pão de Açúcar:
O acesso se dá por meio de um teleférico, com capacidade para 75 pessoas, que sai da estação Praia Vermelha, na Avenida Pasteur, 520 - Urca, e percorre até o primeiro trecho do passeio que é o Morro da Urca, com 220m de altura, e de lá embarca em outro teleférico que tem como destino o Morro do Pão de Açúcar, com 396m de altura.

Horário de funcionamento do Pão de Açúcar:
Aberto diariamente das 8:00h às 19:50h

Mirante do Pasmado

O mirante encontra-se no bairro de Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. O acesso se dá de carro logo após à saída do túnel do Pasmado, em Botafogo. Deve-se seguir pela rua General Severiano.

Obs.: as informações contidas nesta página podem modificar sem aviso prévio.

Onde passear na cidade do Rio de Janeiro

   • Praias no Rio de Janeiro
   • Lagoas no Rio de Janeiro
   • Ilhas no Rio de Janeiro
   • Parques e Jardins no Rio de Janeiro
   • Mirantes no Rio de Janeiro
   • Museus no Rio de Janeiro
   • Espaços Culturais no Rio de Janeiro
   • Praças no Rio de Janeiro
   • Igrejas no Rio de Janeiro
   • Teatros no Rio de Janeiro

Veja no Especial Rio de Janeiro

 Introdução ao Rio de Janeiro
 História do Rio de Janeiro
 Clima do Rio de Janeiro
 Cultura do Rio de Janeiro
 Como chegar ao Rio de Janeiro
 Locomover no Rio de Janeiro
 Hospedagem no Rio de Janeiro
 Passeios no Rio de Janeiro
 Ao redor do Rio de Janeiro
 Compras no Rio de Janeiro
 Alimentação no Rio de Janeiro
 Dicas de viagem para o Rio de Janeiro

Links e sites oficiais:

Site oficial da cidade do Rio de Janeiro.
Site oficial do Parque Nacional da Tijuca.
Site oficial das Paineiras Corcovado.
Site oficial do Trem do Corcovado.
Site oficial do Bondinho Pão de Açúcar.

Tags:  Mirantes no Rio de Janeiro - Mirantes no Brasil - Corcovado - Cristo Redentor - Pão de Açúcar - Mirante Dona Marta - Mirante do Pasmado - Vista Chinesa - Pedra Bonita - Pedra da Gávea - Parque Nacional da Tijuca - Floresta da Tijuca - Dicas de viagem para o Rio de Janeiro

Que tal viajar em 30"? - Pão de Açúcar - Rio de Janeiro


Que tal viajar para o Rio de Janeiro? Aproveite para conhecer uma atração imperdível na cidade do Rio, o Pão de Açúcar. Para ter acesso ao Morro Pão de Açúcar embarca-se em um dos bondinhos que partem do terminal da Praia Vermelha para o Morro da Urca e de lá, em outro, segue para o Pão de Açúcar. Nós subimos de bondinho, mas dá para ir até o Morro da Urca sem pagar nada. O acesso gratuito é feito por trilha, pela Pista Claudio Coutinho, saindo da Praia Vermelha. Após às 19h a descida de bondinho é de graça. É possível também subir o Morro Pão de Açúcar sem custo, mas nesse caso só escalando. Tarefa para os mais corajosos e aventureiros que possuem equipamentos apropriados para escalada.

Compre aqui



Publicidade
Cadê meu Táxi? Veja as opções de táxi e aplicativos de transporte na sua localidade.


Busca

Cadastre-se Grátis

Para receber as informações gratuitamente do "Que Tal Viajar?" digite seu e-mail abaixo.


Após digitar seu e-mail no campo abaixo você receberá uma mensagem do Googlegroups.com (serviço de newsletters) na sua caixa de correio eletrônica pedindo a confirmação de seu e-mail.

Confirme a sua participação para receber a newsletter gratuita do site Que Tal Viajar.

Para mais informações da newsletter e cadastro clique aqui.