João Pessoa


Home » Hospedagem » Brasil » Paraíba » Hospedagem em João Pessoa

Que tal se hospedar em João Pessoa

Veja nesta página as melhores opções de hospedagem para a sua próxima viagem. São dicas de onde ficar em João Pessoa, capital do estado da Paraíba.


Viaje para João Pessoa! Veja abaixo as informações para a sua viagem a João Pessoa. Conheça os tipos de hospedagem em João Pessoa. Saiba como se hospedar em João Pessoa. Veja as diversas opções de hospedagem em João Pessoa.

Hospedagem em João Pessoa

Lista de hotéis em João Pessoa
Lista de apart hotéis em João Pessoa
Lista de pousadas em João Pessoa
Lista de hostels em João Pessoa
Lista de campings em João Pessoa

Que tal viajar para João Pessoa?

Não dá para começar a falar da capital do estado da Paraíba sem antes mencionar o seu honroso título. A capital paraibana é conhecida como "Porta do Sol". A menção é em virtude de João Pessoa ser a cidade onde aparecem os primeiros raios de sol e assim seus habitantes recebem mais luz solar que qualquer outra região do país. Por meio de medições constatou-se que a Ponta do Seixas, localizado no município de João Pessoa, é o ponto mais oriental do Brasil e das Américas continentais. A Ponta do Seixas é o ponto mais a leste da costa continental brasileira, com longitude oeste de 34º47'35" e latitude sul de 7º09'20".

São aproximadamente 24 km de orla marítima, divididos em nove belíssimas praias. São elas: Praia do Bessa, Praia de Manaíra, Praia de Tambaú, Praia do Cabo Branco, Praia do Seixas, Praia da Penha, Praia de Jacarapé, Praia do Sol e Praia de Barra de Gramame. Há também as piscinas naturais do Seixas e Picãozinho, com águas mornas e transparentes, perfeitas para banhos refrescantes junto com um monte de peixinhos coloridos. Muitas das praias de João Pessoa possuem Mata Atlântica preservada e uma barreira natural formada por recifes, a cerca de seis quilômetros da costa, o que torna ideal para quem deseja banhar-se em águas calmas. Praias de areias brancas abrigadas por coqueiros, lagoas, rios, manguezais, falésias, mirantes e parques ecológicos são também alguns dos atrativos que você encontra em João Pessoa.

Os bairros Tambaú, Manaíra e Cabo Branco, que também dão nome às praias, são os mais indicados para quem deseja estar perto do agito da cidade. Todos contam com completa infraestrutura turística, com restaurantes e bares de diversas especialidades gastronômicas, com destaque para a culinária regional, e uma rede hoteleira bem diversificada com hotéis, pousadas, apartamentos para aluguel de temporada, entre outras opções. Há também um comércio variado, com shoppings, feirinhas de artesanato, e uma ampla oferta de serviços.

João Pessoa - Estado da Paraíba - Litoral Paraibano - Região Nordeste - BrasilJoão Pessoa - Paraíba

Carinhosamente chamado de Jampa, o município de João Pessoa tem um rico passado histórico. João Pessoa é a terceira cidade mais antiga do Brasil, tendo sido fundada, em 1585, com o nome de "Cidade Real de Nossa Senhora das Neves" e não como aldeia, povoado ou vila, como a maioria das cidades brasileiras. Pouco tempo depois da sua fundação, a cidade recebeu outro nome, foi renomeada de "Filipéia de Nossa Senhora das Neves", em 1588, em homenagem ao rei Filipe II que, na época, era o monarca das coroas portuguesa e espanhola. Posteriormente, a localidade foi rebatizada de "Fredrikstad" (Cidade de Frederico), no século XVII, quando a mesma estava sob o domínio dos neerlandeses (holandeses). Após a reconquista do território pelos portugueses, "Fredrikstad" voltou a ser chamada de "Cidade de Nossa Senhora das Neves", e também de "Parahyba do Norte", até ser adotado o seu atual nome, em homenagem a João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, político paraibano, assassinado em 1930, quando era governador do estado da Paraíba e candidato a vice-presidente da República, na chapa de Getúlio Vargas.

Caminhar pelas ruas do Centro Histórico de João Pessoa é como fazer uma viagem ao passado, com seus casarões e edifícios coloniais, que são registros deixados pelos colonizadores portugueses e por outros povos europeus que desembarcaram por lá. O vasto patrimônio histórico compreende 37 hectares de área, com ruas, praças, parques e aproximadamente 700 monumentos, hoje transformados em centros culturais, museus, lojas, residências e prédios da administração pública. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, em 2007, o Centro Histórico de João Pessoa está a cerca de oito quilômetros do litoral paraibano. O Centro Histórico de João Pessoa fica distante do mar e engloba cinco bairros: Centro, Róger, Jaguaribe, Tambiá e Varadouro. A maior parte das edificações históricas encontra-se nos bairros do Varadouro e do Centro da cidade.

Um dos maiores destaques do patrimônio histórico, artístico e cultural de João Pessoa é o conjunto arquitetônico que compreende a Igreja de São Francisco, o Convento de Santo Antônio, a Capela da Ordem Terceira de São Francisco, a Capela de São Benedito, a Casa de Oração dos Terceiros - também conhecida como Capela Dourada, o Claustro da Ordem Terceira, uma fonte e um cruzeiro num amplo pátio externo descoberto. Hoje, todos estes monumentos fazem parte do Centro Cultural São Francisco, funcionando como museus de arte popular e de arte sacra, biblioteca, espaços de exposições e eventos, entre outros atrativos. Vale a pena dar uma escapada, além das praias, para conhecer o Centro Histórico de João Pessoa e todo o complexo arquitetônico do Centro Cultural São Francisco, que é considerado um dos mais impressionantes exemplares da arquitetura barroca no Brasil.

João Pessoa é considerada uma das cidades mais verdes do Brasil, muito pela existência do Jardim Botânico Benjamin Maranhão (JBBM). Com 515 hectares de área, o Jardim Botânico Benjamin Maranhão é uma das maiores reservas remanescentes de Mata Atlântica em área urbana do país. Conhecido popularmente como Mata do Buraquinho, o jardim botânico oferece trilhas ecológicas em meio à mata para a observação da flora e da fauna nativas. Entre as espécies vegetais encontradas no parque estão orquídeas, bromélias, cajazeiras, copiúbas, massarandubas e sucupiras. Entre os animais, há o sagüi, tamanduá-mirim, cutia, preá, raposa, preguiça, pica-pau, jacu, entre outros. Há também no local, um Centro de Visitação, auditório, orquidário e o Batalhão de Policiamento Ambiental. O Jardim Botânico Benjamin Maranhão (JBBM) é administrado pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema). O parque é aberto ao público de terça a sábado. As visitas são gratuitas e somente possíveis com agendamento prévio durante a semana por telefone.

Além do Jardim Botânico de João Pessoa, a cidade possui outras áreas verdes urbanas, tanto próximas à orla como nos bairros mais afastados do litoral, destinadas ao lazer e a contemplação dos moradores locais e visitantes, como o Parque Sólon de Lucena, o Parque Zoobotânico Arruda Câmara, além de várias praças. Alguns dos espaços também contam com equipamentos para a prática de esportes, como quadras esportivas, aparelhos de ginástica e trilhas pavimentadas para caminhadas e ciclismo.

Com área de 26,8 hectares, o Parque Zoobotânico Arruda Câmara é mais conhecido como Bica, pelo fato de existir uma fonte natural de água potável no seu interior. O parque municipal de João Pessoa é denominado como Zoobotânico por abrigar uma diversificada flora, que o caracteriza como jardim botânico, composto de árvores centenárias, plantas ornamentais e medicinais. O parque também cumpre a função de zoológico, devido à presença de diversas espécies animais, de pequeno, médio e grande portes, entre os quais leões, elefantes, macacos, araras, jacarés, entre outros. A reserva ambiental é administrada pela Prefeitura de João Pessoa e, desde 1980, é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba - IPHAEP. O parque fica no bairro Roger e é aberto para visitação de terça a domingo. A entrada é feita mediante a compra do ingresso, até às 16h, na bilheteria do parque.

Se você tiver mais tempo disponível na capital paraibana, não deixe de dar uma esticada às cidades vizinhas de Cabedelo e Conde. Em Cabedelo, ao norte de João Pessoa, além da curtição nas praias, contemple o pôr do sol na Praia do Jacaré ao som do Bolero de Ravel. Já em Conde, no litoral sul, visite as praias de Coqueirinho, do Amor e Tambaba.

João Pessoa é um destino para quem também gosta de cair na folia. Na semana que antecede o Carnaval acontece o pré-carnaval "Folia de Rua", com desfile de diversos blocos pelas ruas da cidade. Os principais são as Muriçocas do Miramar, Muriçoquinhas, Virgens de Tambaú, Cafuçu, Viúvas da Torre, Banho de Cheiro, Bloco dos Atletas, dentre outros. A festança continua com a chegada do "Carnaval Tradição", um evento com mais de cem anos de história. A Avenida Duarte da Silveira, no Centro da cidade, é o principal palco das agremiações carnavalescas. Nela, ocorrem os desfiles das escolas de samba, ala ursas, clubes de frevo, clubes de orquestra e as tribos indígenas. Os primeiros colocados de cada categoria voltam a desfilar no sábado seguinte ao carnaval. No meado do ano, é a vez da tradicional festa de São João, com o Festival de Quadrilhas Juninas dando um show de beleza, com muita empolgação. Em dezembro, acontecem os festivais natalinos, com a apresentação de espetáculos teatrais, corais e orquestras sinfônicas entoando melodias natalinas e clássicas. O clímax da festa ocorre no dia 25 de dezembro, com o Alto de Natal, encerrando a programação. E para fechar as festividades, no dia 31, na orla da Praia de Tambaú uma multidão de pessoas se reúne para saudar o novo ano.

Localização de João Pessoa no mapa - Como chegar

O acesso principal à capital do estado da Paraíba é pela rodovia BR-101, e depois no trevo da BR 230, deve seguir em direção à cidade de João Pessoa. O aeroporto mais próximo, com voos regulares nacionais e internacionais, é o Aeroporto Internacional de João Pessoa - Presidente Castro Pinto, localizado no município de Santa Rita, a 13 km do centro da cidade e distante cerca de 20 km da zona hoteleira no litoral.

Ficha de João Pessoa - Paraíba

Nome - Município de João Pessoa
Apelidos - "Jampa", "Cidade Real de Nossa Senhora das Neves", "Porta do Sol", "Cidade Mais Iluminada das Américas", "Onde o sol nasce Primeiro", "Extremo Oriental" e "Jota Pê"
Fundação - 5 de agosto de 1585
Gentílico - pessoense
Lema - Intrepida ab origine (Intrépida desde a origem)
Unidade federativa - Paraíba
Região metropolitana - João Pessoa
Municípios limítrofes - Bayeux, Cabedelo, Conde e Santa Rita
Distância até a capital - 2.230 km
Área - 210,044 km²
População - 825.796 hab. est. IBGE/2021
Densidade - 3.931,5 hab./km²
Clima - tropical (As)
Altitude - 40 metros
Fuso horário - UTC-3
IDH - 0,763 (alto) IBGE/2010
PIB - R$ 20.036.726,17 mil IBGE/2018
PIB per capita - R$ 25.035,80 IBGE/2018

Mapa da Paraíba
Mapa da Paraíba

Clima de João Pessoa

O clima da cidade de João Pessoa é tropical úmido, com temperaturas médias anuais de 26ºC. O inverno em João Pessoa começa em março e termina em agosto.

Previsão do tempo em João Pessoa

Confira a previsão do tempo para os próximos dias em João Pessoa.

Links e sites oficiais:

Site oficial da cidade de João Pessoa - Paraíba

Tags:  Hotéis, apart hotéis, pousadas, hostels e campings em João Pessoa - Onde se hospedar em João Pessoa - Onde ficar em João Pessoa - Destino: João Pessoa, Capital da Paraíba - Região Nordeste - Brasil - Dicas para escolher hospedagem em João Pessoa - PB

Saiba mais



Destinos para viajar na Baixa Temporada no Brasil - Economize nas viagens!


Que tal viajar na baixa temporada para economizar? Conheça 12 destinos para conhecer durante a baixa temporada para viajar mais barato. Em cada destino turístico existem a alta temporada (época do ano aonde existem atrações no local ou uma grande procura de turistas) e a baixa temporada (época onde os hotéis e atrações estão geralmente mais baratos devido ao menor número de visitantes). Veja no vídeo os meses do ano onde você pode visitar os destinos de seus sonhos no país economizando mais.

Publicidade
Cadê meu Táxi? Veja as opções de táxi e aplicativos de transporte na sua localidade.


Busca




Cadastre-se Grátis

Para receber as informações gratuitamente do "Que Tal Viajar?" digite seu e-mail abaixo.


Após digitar seu e-mail no campo abaixo você receberá uma mensagem do Googlegroups.com (serviço de newsletters) na sua caixa de correio eletrônica pedindo a confirmação de seu e-mail.

Confirme a sua participação para receber a newsletter gratuita do site Que Tal Viajar.

Para mais informações da newsletter e cadastro clique aqui.