Guia de Viagem


Tags:  Qual é a cidade mais fria do Brasil? | Previsão do tempo | site de previsão | tempo | qual a temperatura | grau | quantos graus | temperatura média | temperatura máxima | temperatura mínima | clima no inverno | clima no verão

Home » Guia de Viagem » Previsão do tempo » Brasil » Qual é a cidade mais fria do Brasil?

Links e sites oficiais:

INMET - Instituto Nacional de Meteorologia

Qual é a cidade mais fria do Brasil?

Veja nesta página as melhores opções para a sua próxima viagem. São dicas para antes, durante e depois de viajar.


Qual é a cidade mais fria do Brasil?

Esta é uma pergunta que causa bastante debate em algumas cidades do sul do país.

São Joaquim, Urubici e Urupema em Santa Catarina e São José dos Ausentes no Rio Grande do Sul disputam o título de cidade mais fria do Brasil.

São José dos Ausentes tem uma temperatura média de 13ºC, com um inverno rigoroso de temperaturas abaixo de zero. O município do nordeste do Rio Grande do Sul tem constantes geadas e ocorrência de neve em quase todos os anos. As atrações de São José dos Ausentes são: Pico do Monte Negro, ponto mais alto do estado do Rio Grande do Sul, com 1.403 metros; o Cachoeirão dos Rodrigues; e os Mangueirões de Pedra.

Urupema é o município catarinense com a altitude média mais elevada, com cerca de 1.425 m. A cidade da Serra Catarinense tem uma temperatura média anual de 13ºC. Urupema está localizada num vale circundado por elevações como o Morro das Torres, tornando baixas as médias de temperatura, principalmente no inverno.

São Joaquim é considerada a cidade mais fria do Brasil, a cidade é famosa pela ocorrência de neve no inverno. São Joaquim está situada a 1.360m de altitude e tem no turismo uma de suas maiores atividades econômicas. Colonizada por descendentes de portugueses e espanhóis vindos do Rio Grande do Sul e de São Paulo, a cidade de São Joaquim promove anualmente a Festa Nacional da Maçã.

A cidade vizinha Urubici destaca-se pela natureza, cultivos de maçã, erva-mate e é o maior produtor de hortifrutigranjeiros de Santa Catarina, sendo chamada de Terra das Hortaliças. Entre os destaques de Urubici estão a Serra do Corvo Branco, Gruta Nossa Senhora de Lourdes, Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens, Cascata do Avencal e o Morro da Igreja, elevação a 1.822 metros de altitude que detém a marca da mais baixa temperatura já registrada no Brasil. Em 29 de junho de 1996 a temperatura chegou a -17,8ºC, com a incrível sensação térmica de -46ºC. Antes, a menor temperatura registrada havia sido -14ºC no município catarinense de Caçador em 1975.

Para aquecer a discussão nem sempre as estações meteorológicas registram todas as temperaturas, assim como muitas localidades sequer possuem uma estação meteorológica. Dados extra-oficiais apontam para -18ºC nas proximidades da cidade de São Joaquim e -15ºC em Palmas, sul do Paraná. As temperaturas mínimas oficiais destas cidades são de -10ºC.

Em 7 de agosto de 1879 na cidade de Vacaria foi registrada a mais forte precipitação de neve no Brasil - cerca de dois metros. Em outras duas ocasiões o acúmulo de neve superou a marca de um metro no país. Em 20 de julho de 1957, em São Joaquim (1,30 m) e em junho de 1985 no Pico das Agulhas Negras, Itatiaia, estado do Rio de Janeiro (1,00 m de neve).

Em Santa Catarina neva quase todos os anos nos municípios de São Joaquim, Urupema, Urubici e Bom Jardim da Serra. Ocasionalmente também ocorre em outros municípios como: Lages, Otacílio Costa, Curitibanos, Ponte Alta do Norte, Ponte Alta, Santa Cecília, Fraiburgo, Caçador e Monte Castelo.

No Rio Grande do Sul ocorre frequentemente precipitação de neve nos municípios de São José dos Ausentes, Bom Jesus e Cambará do Sul, acima de 1.000m de altitude, e Vacaria e São Francisco de Paula durante o inverno e ocasionalmente nos municípios de Caxias do Sul, Canela, Muitos Capões, Bento Gonçalves, Nova Petrópolis, Gramado, Lagoa Vermelha, Guaporé, Veranópolis, Farroupilha, Jaquirana, Flores da Cunha, Garibaldi e São Marcos.

No Paraná a neve aparece no extremo sul do Estado, mais precisamente na região de Palmas e ocasionalmente em outros municípios como: Guarapuava, Inácio Martins, General Carneiro, Clevelândia, Pato Branco e Irati.

No Sudeste a ocorrência de neve é muito rara, mas já registrada na cidade de São Paulo e em outras cidades do estado como Campos do Jordão e Apiaí. Em Minas Gerais já houve queda de neve em Camanducaia, Itamonte e Pedralva. No estado do Rio de Janeiro em Itatiaia e no Espírito Santo no Pico da Bandeira, município de Ibitirama.

Localizada a 900 metros acima do nível do mar numa região de serra do Nordeste, Garanhuns atrai turistas de toda a região. A cidade pernambucana tem uma temperatura média de 17ºC no inverno, como mínimas que podem ficar abaixo dos 10ºC positivos, temperatura baixa para os padrões nordestinos. A Suíça Pernambucana, como a cidade é conhecida, realiza anualmente o Festival de Inverno de Garanhuns. Podem-se encontrar lojas vendendo luvas, gorro e casacos e restaurantes servindo fondue.

Na região norte a cidade de Vilhena, em Rondônia, já registrou temperatura mínima de 0ºC em julho de 1975, devido ao fenômeno da friagem, quando as massas de origem polar muito fortes chegam ao Oeste da Amazônia, reduzindo drasticamente a temperatura.

A capital brasileira mais fria é Curitiba com média de 12,2ºC em junho, seguida de Porto Alegre (14,3ºC em junho) e São Paulo (15,8ºC em julho). As temperaturas mais baixas registradas nas capitais brasileiras foram -6ºC em Curitiba; -4ºC em Porto Alegre; -1ºC em Campo Grande e 0ºC em Florianópolis e São Paulo.

Veja também:
Neve em Santa Catarina.
Neve no Paraná.
Neve no Rio Grande do Sul.
Neve no Brasil.
Turismo de Inverno.

Então, qual a cidade mais fria do Brasil? Confira agora a temperatura das cidades mais frias do país.



Esquecemos alguma cidade? Entre em contato!

Especial Urubici

A cidade de Urubici destaca-se pela natureza, cultivos de maçã, erva-mate e é a maior produtora de hortifrutigranjeiros de Santa Catarina, sendo chamada de Terra das Hortaliças. Entre os destaques de Urubici estão a Serra do Corvo Branco, Gruta Nossa Senhora de Lourdes, Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens, Cascata do Avencal, Cascata Véu de Noiva e o Morro da Igreja, elevação a 1.828 metros de altitude que detém a marca da mais baixa temperatura já registrada no Brasil. Saiba mais em Especial - Viagem para Urubici.

Veja também História de Urubici, Clima de Urubici, Como chegar a Urubici, Hospedagem em Urubici, Onde passear em Urubici (incluindo Cachoeiras, Cavernas, Grutas, Igrejas, Inscrições rupestres, Mirantes, Serras e Parques), Como se locomover em Urubici, Onde comer em Urubici, Dicas de viagem para Urubici e muito mais em Especial - Viagem para Urubici.

Destinos para viajar na Baixa Temporada no Brasil - Economize nas viagens!


Que tal viajar na baixa temporada para economizar? Conheça 12 destinos para conhecer durante a baixa temporada para viajar mais barato. Em cada destino turístico existem a alta temporada (época do ano aonde existem atrações no local ou uma grande procura de turistas) e a baixa temporada (época onde os hotéis e atrações estão geralmente mais baratos devido ao menor nùmero de visitantes). Veja no vídeo os meses do ano onde você pode visitar os destinos de seus sonhos no país economizando mais.

Busca

Cadastre-se Grátis

Para receber as informações gratuitamente do "Que Tal Viajar?" digite seu e-mail abaixo.


Após digitar seu e-mail no campo abaixo você receberá uma mensagem do Googlegroups.com (serviço de newsletters) na sua caixa de correio eletrônica pedindo a confirmação de seu e-mail.

Confirme a sua participação para receber a newsletter gratuita do site Que Tal Viajar.

Para mais informações da newsletter e cadastro clique aqui.