Imbituba


Home » Hospedagem » Brasil » Santa Catarina » Chalés » Hospedagem em Imbituba

Chalés em Imbituba

Vai viajar para o litoral de Santa Catarina e procura um lugar para ficar? Veja abaixo uma lista de chalés com telefone e endereço para reserva de quarto na cidade de Imbituba, no Litoral Sul de Santa Catarina.


A cidade de Imbituba

Localizada no litoral catarinense, Imbituba faz parte de uma região conhecida como Encantos do Sul, que compreende um grupo de cidades litorâneas e interioranas no sul do estado de Santa Catarina. O município de Imbituba faz divisa com os municípios de Garopaba, Imaruí, Laguna e Paulo Lopes.

Imbituba é um lugar que tem como cenário as águas cristalinas do Oceano Atlântico e a vegetação nativa da Serra do Mar emoldurando a paisagem, composta por praias, piscinas naturais, enseadas, ilhas, lagoas, costões rochosos, mirantes, morros, penhascos, dunas e a vegetação típica da Mata Atlântica, com todos esses atrativos naturais inseridos numa Área de Proteção Ambiental.

A cidade de Imbituba é um destino para amantes da natureza, que curtem praias e montanhas, fazer trilhas ecológicas e praticar esportes. Exitem as trilhas que levam às praias e a outras belezas naturais, com vistas espetaculares de uma parte do litoral sul catarinense. Praticantes de esportes aquáticos, como o surfe, kitesurfe, windsurfe, canoagem, stand-up paddle têm em Imbituba a possibilidade de se exercitar e executar as suas manobras.

Aventura é o que não falta em Imbituba. Aficionados por esportes radicais podem saltar de parapente e paraquedas, e contemplar o visual incrível de toda região. É possível ainda fazer passeios de barco, cavalgadas, observação de baleias, entre outras atividades, ou simplesmente relaxar tendo como cenário o verde da mata nativa e as águas refrescantes do mar e das lagoas. Imbituba é também um lugar para descansar, se energizar e para apreciar a simplicidade da vida.

As principais praias do município de Imbituba são a Praia Vermelha, Praia do Rosa, Praia do Luz, Praia de Ibiraquera, Praia da Ribanceira, Praia dos Amores, Praia D'água, Praia do Porto, Praia da Vila e Praia de Itapirubá. Algumas praias de Imbituba podem ser alcançadas somente por trilhas ou pelo mar; outras praias são acessíveis tanto a pé como de carro; há também as praias desertas e as movimentadas. De todas as praias, a mais famosa é a Praia do Rosa, dona de um estilo único e exótico, com reconhecimento internacional. A Barra de Ibiraquera, a Lagoa do Mirim, as Dunas da Ribanceira são outros recantos naturais que também merecem ser visitados em Imbituba.

Lago Ibiraquera - Imbituba - Litoral Catarinense - Estado de Santa Catarina - Região Sul - BrasilPraia de Ibiraquera - Ilha do Batuta - Imbituba - Foto: Débora Soster.

Durante muito tempo, a principal atividade econômica de Imbituba foi a pesca. A partir da década de 70, começaram a aparecer os primeiros visitantes, jovens e surfistas, em busca de belezas naturais e ondas perfeitas. Hoje, Imbituba ainda conserva o ambiente rústico, com o movimento dos pescadores e o gado pastando nos morros, com a preservação da cultura local, mas também se transformou num dos principais destinos turísticos de praia do sul de Santa Catarina. Fato fácil de ser constatado pela ampla infraestrutura direcionado ao turismo, como a grande quantidade de meios de hospedagem distribuídos em aproximadamente 185 km² de área. São mais de 200 estabelecimentos hoteleiros para todos os perfis de viajantes, que vão desde alojamentos alternativos até resorts. A gastronomia também é diversificada, incluindo a culinária nacional e internacional, com destaque para os pratos à base de frutos do mar. Há vários restaurantes e bares na cidade que ficam abertos o ano inteiro, e não somente na alta temporada, para atender a grande demanda de visitantes.

É possível visitar Imbituba em qualquer época do ano. Para quem prefere dias mais quentes, maior movimento e agito na cidade, o verão é a época mais indicada. Neste período acontecem muitos eventos, com destaque para as festas de réveillon. Algumas pousadas possuem estrutura para receber os turistas nos meses mais frios do ano, com lareiras e outros mimos para que curtem o friozinho do inverno. Vários eventos gastronômicos e esportivos ocorrem na baixa temporada. Fora da estação de verão, com certeza o mar e ar estarão mais gelados em Imbituba, mas você pode ter a sorte de fazer as atividades ao ar livre em dias ensolarados. De qualquer forma, é sempre bom consultar a previsão do tempo antes de fechar uma viagem, se bem que nem sempre é garantido, pois o tempo pode mudar de um dia para o outro.

Aliás, se você for para Imbituba entre os meses de julho a novembro, poderá ser surpreendido pelas baleias-franca no seu habitat natural. Fique de olho no mar para não perder a oportunidade de avistar as baleias-franca na companhia dos seus filhotes e se exibindo com a sua cauda negra, larga e pontuda. A coloração do corpo de uma baleia-franca é predominantemente preta e uma característica marcante desta espécie é o seu borrifo em forma de "V", quando emerge para respirar, produzindo um som que pode ser escutado a centenas de metros de distância. As baleias-franca são animais enormes, as fêmeas podem chegar a ter mais de 17 metros de comprimento. Eu tive esta experiência de ver as baleias-franca a poucos metros da beira da praia. Em outrubro de 2019, eu as vi do mirante da trilha para a Praia Vermelha, em Imbituba.

Todo ano, durante o inverno e a primavera, as baleias-franca migram das latitudes mais frias para as águas tropicais mais quentes, para acasalamento e procriação. Através do monitoramento dessa espécie de baleia, observou-se que o animal é fiel às áreas de reprodução e de alimentação, retornando aos mesmos locais ou em áreas adjacentes ao longo da sua vida. As baleias-franca que procriam passam semanas amamentando e treinando os seus filhotes para que fiquem maiores, tenham ganho de peso e resistência para que juntos possam fazer a migração de retorno, ao extremo sul do oceano, no término da temporada reprodutiva.

Imbituba não tem um passado para se orgulhar. Durante três séculos, a cidade foi um reduto da pesca baleeira. O animal era capturado para a extração da sua gordura usada na iluminação pública e na construção civil. O óleo apurado era empregado para iluminar cidades brasileiras, como Rio de Janeiro e São Paulo; e misturado à argamassa oferecendo-lhe resistência às edificações. Com o advento do querosene e do cimento, mostrando-se mais eficientes que o derivado da baleia, sua exploração perdeu importância econômica. Além disso, em 1987, a matança da baleia, incluindo botos e golfinhos, foi proibida em águas jurisdicionais brasileiras. Somado a isso, em setembro de 2000, foi criada a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, em consequência do Projeto Baleia Franca, de outras instituições e da comunidade que já vinham se empenhando na luta pela preservação da espécie na região. Hoje, Imbituba é um exemplo de proteção à baleia-franca-austral em todo mundo. O município catarinense de Imbituba é reconhecido como a "Capital Nacional da Baleia Franca", e é um dos locais onde as baleias-franca são vistas com maior frequência no Brasil, sendo que setembro é considerado o mês com mais avistamento do animal marinho.

Além de Imbituba, a APA da Baleia Franca abrange mais oito municípios no litoral sul de Santa Catarina: o sul da Ilha de Florianópolis, Palhoça, Paulo Lopes, Garopaba, Laguna, Jaguaruna, Tubarão e Balneário Rincão. São aproximadamente 156 mil hectares e 130 km de costa marítima, sendo que cerca de 80% da sua área total corresponde ao bioma marinho. A Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca vai além da preservação da baleia-franca-austral (Eubalaena australis), em águas brasileiras, e inclui outras espécies da fauna e da flora nativas. A Unidade de Conservação Federal APA da Baleia Franca controla também a ocupação humana na zona costeira da sua área de atuação, visando o uso sustentável do solo e dos recursos naturais. A APA da Baleia Franca atua também no ordenamento das atividades turísticas, recreativas e de pesquisa, bem como da circulação de embarcações, inclusive de aeronaves. A APA da Baleia Franca é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, com sede no município de Imbituba.

A APA da Baleia Franca conta com a ajuda e o apoio de outras instituições que se esforçam na proteção das baleias-franca na região. Caso haja interesse em saber mais sobre a espécie, há o Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca localizado na Praia de Itapirubá Norte, em Imbituba. O local é a sede operacional do Instituto Australis e do Projeto Franca Austral – ProFRANCA, com escritórios administrativos, sala de reunião e laboratório de pesquisa, e funciona também como um museu e um espaço de educação ambiental para a conscientização e preservação da espécie ameaçada de extinção. A réplica de um filhote de baleia-franca em tamanho real e o esqueleto de uma baleia-franca adulta são os destaques no Centro de Visitantes. Com 14 metros de comprimento, a ossada da baleia é o único exemplar da espécie em tamanho adulto exposto para visitação no litoral do Brasil. O espaço conta ainda com amostras de outros animais marinhos, um deck ao ar livre, observatório para avistagem de baleias, sala de vídeo e uma loja. As visitas ao Centro de Visitantes da Baleia Franca têm no máximo uma hora de duração e somente são possíveis com agendamento prévio no site (http://baleiafranca.org.br/sobre-nos/centro-nacional). A entrada é gratuita.

Para quem curte saber de fatos históricos e curiosidades da cidade de Imbituba, há no Mirante da Praia do Porto um monumento em homenagem a Anita Garibaldi. Instalado em 2019, o Monumento Anita Garibaldi - Heroína dos dois Mundos faz parte do projeto internacional "Uma Rosa para Anita". No local, em 4 de novembro de 1839, ocorreu a primeira batalha naval de Anita, que caracteriza como sendo o Batismo de Fogo de Anita Garibaldi. Este marco histórico está representado com dois canhões, um de cada lado do busto da heroína.

Localização de Imbituba no mapa - Como chegar

A cidade catarinense de Imbituba está a cerca de 90 km ao sul de Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina. O acesso é feito pela rodovia federal BR-101. O aeroporto mais próximo é o Aeroporto Internacional de Florianópolis - Hercílio Luz, a cerca de 100 km de Imbituba.

Chalés em Imbituba

A maioria das chalés em Imbituba oferece serviço de café da manhã incluso na diária, além da cozinha completa a disposição do hóspede.

Chalés Caminhos do Rosa
Endereço: Rua da Esperança, 5826 - Araçatuba - Cep: 88780-000
Cidade/ UF: Imbituba - SC
Telefone: +55 48 99186-8623

Chalés Mirante da Zimba
Endereço: Avenida 13 de Setembro, 1043 - Vila Nova Alvorada - Cep: 88780-000
Cidade/ UF: Imbituba - SC
Telefone: +55 48 99927-0880

Pousada Luvin
Endereço: Rua Toca das Corujas, s/nº - Praia do Rosa - Ibiraquera - Cep: 88780-000
Cidade/ UF: Imbituba - SC
Telefone: +55 48 99181-4215

Outras opções de hospedagem em Imbituba

Lista de hotéis em Imbituba
Lista de resorts em Imbituba
Lista de pousadas em Imbituba
Lista de cabanas em Imbituba
Lista de hostels em Imbituba
Lista de campings em Imbituba

Hospedagem na Praia do Rosa (Imbituba)

Hospedagem com vista para a Praia do Rosa - Imbituba
Hospedagem próxima ao Centrinho da Praia do Rosa - Imbituba
Hospedagem próxima à Praia do Rosa Norte - Imbituba
Hospedagem próxima à Praia do Rosa Sul - Imbituba

Hospedagem na Lagoa de Ibiraquera (Imbituba)

Hospedagem com vista para a Lagoa de Ibiraquera - Imbituba
Hospedagem próxima à Lagoa de Ibiraquera - Imbituba

Clima de Imbituba

O clima da cidade de Imbituba é subtropical úmido.

Previsão do tempo em Imbituba

Confira a previsão do tempo para os próximos dias em Imbituba.

Links e sites oficiais:

Site oficial da cidade de Imbituba - Santa Catarina

Tags: Hotéis, pousadas, cabanas, chalés, hostels, campings e resorts em Imbituba - Onde se hospedar em Imbituba - Litoral Catarinense - Onde ficar em Imbituba - Destino: Imbituba - Litoral Catarinense - Litoral Sul de Santa Catarina - Região Sul - Brasil - Dicas para escolher chalé em Imbituba - Hospedagem em Imbituba - SC

Saiba mais



Destinos para viajar na Baixa Temporada no Brasil - Economize nas viagens!


Que tal viajar na baixa temporada para economizar? Conheça 12 destinos para conhecer durante a baixa temporada para viajar mais barato. Em cada destino turístico existem a alta temporada (época do ano aonde existem atrações no local ou uma grande procura de turistas) e a baixa temporada (época onde os hotéis e atrações estão geralmente mais baratos devido ao menor número de visitantes). Veja no vídeo os meses do ano onde você pode visitar os destinos de seus sonhos no país economizando mais.

Publicidade
Cadê meu Táxi? Veja as opções de táxi e aplicativos de transporte na sua localidade.


Busca




Cadastre-se Grátis

Para receber as informações gratuitamente do "Que Tal Viajar?" digite seu e-mail abaixo.


Após digitar seu e-mail no campo abaixo você receberá uma mensagem do Googlegroups.com (serviço de newsletters) na sua caixa de correio eletrônica pedindo a confirmação de seu e-mail.

Confirme a sua participação para receber a newsletter gratuita do site Que Tal Viajar.

Para mais informações da newsletter e cadastro clique aqui.