Rodeio


Home » Hospedagem » Brasil » Santa Catarina » Chalés » Hospedagem em Rodeio

Chalés em Rodeio

Vai viajar para o Vale Europeu Catarinense e procura um lugar para ficar? Veja abaixo uma lista de chalés com telefone e endereço para reserva de quarto na cidade de Rodeio, no estado de Santa Catarina.


A cidade de Rodeio

Localizada no Médio Vale do Itajaí-Açu, Rodeio é a cidade mais italiana do Vale Europeu Catarinense. O município de Rodeio é conhecido por manter as tradições da sua colonização, especialmente dos primeiros imigrantes vindos da região de Trento, da parte de língua italiana do Tirol, juntando posteriormente os italianos do Vêneto e da Lombardia.

Traços marcantes da contribuição trazida pelos imigrantes europeus, que se instalaram na região no fim do século XIX, podem ser constatados na gastronomia; nas festas populares, com danças e músicas típicas; e no dialeto trentino. Na culinária, o consumo da polenta, chucrute (cràuti), linguiça (lugàneghe), queijo colonial (formài), macarrão tirolês (foiadete), entre outras especialidades. Em relação às bebidas, o destaque é o bonican (bonikamp), um tipo de licor de ervas, tombado, em fevereiro de 2021, como Patrimônio Cultural e Imaterial do Município de Rodeio. Outras bebidas típicas são os vinhos tintos feitos artesanalmente, assim como os de laranja (vin de naranz), conhecido como "sbrèga giaghete" devido ao calor que ele provoca, e a cerveja caseira doce (birra dolce).

Você pode experimentar um pouco da cultura e da tradição em algum restaurante típico e adquirindo produtos coloniais de Rodeio. Uma visita a Vinícola San Michele é uma boa sugestão para conhecer um pouco do vinho produzido em Rodeio. A Vinícola San Michele buscou especialização e tecnologia da Itália, e atualmente é reconhecida pelos seus vinhos premiados mundialmente. Além do vinho, outros produtos como linguiças, defumados, mel, melado de cana, geleias, licores e cachaças envelhecidas em barris de carvalho podem ser encontrados em Rodeio.

Entre as atrações culturais e históricas, há o Museu dos Usos e Costumes da Gente Trentina, que é o único deste tipo fora da Itália. Aliás, o dialeto trentino é ainda falado em Rodeio e desde julho de 2020, ele foi cooficializado junto à língua portuguesa pelo município de Rodeio. O museu é uma viagem ao passado e mostra um pouco da vida dos colonos trentinos durante o período da imigração e República Velha. Além do acervo composto por móveis, louças, vestimentas, moedas, documentos e outros objetos da época, existe também a inusitada esfera de um satélite russo que entrou na atmosfera da Terra e se desintegrou em 1974. Este fragmento caiu no município catarinense de Ascurra e está exposto no museu trentino de Rodeio.

Portal da cidade - Rodeio - Vale Europeu - Estado de Santa Catarina - Região Sul - BrasilPortal da cidade de Rodeio / SC - Foto: Prefeitura de Rodeio.

Além de toda essa herança da colonização italiana no Brasil, um lugar que merece ser visitado em Rodeio é o "Picol Paradis", no dialeto trentino, que quer dizer "Pequeno Paraíso". A atração fica no bairro Ipiranga e começa por uma estrada de chão, conhecida como "Caminho dos Anjos", e termina na estátua do Cristo Redentor. O percurso possui oito quilômetros de extensão e é rodeado de hortênsias. No local há também a presença de 64 estátuas de anjos com dois metros de altura cada. Todo este capricho foi idealizado pelo agricultor Paulo Notari, muito religioso, que rodou o mundo, viajando para a Europa e Terra Santa e após se aposentar quis trazer o Cristo Redentor para perto da sua casa. O cristo não tem o mesmo tamanho do original, com 30 metros de altura, encontrado no Rio de Janeiro, mas não deixa de ser imponente e chamar atenção com os seus nove metros. O senhor Paulo faleceu em 2020 mas deixou o seu legado e o seu pequeno paraíso para aqueles que visitam a propriedade. A sua obra em devoção a Deus é mantida pela família. No local também funciona o Restaurante Caminho dos Anjos de propriedade da família do senhor Paulo Notari. É um restaurante típico italiano que serve comida típica de Cozinha de Montanha, do Norte da Itália, aberto aos domingos para almoço.

Se você estiver pela cidade numa quarta-feira, aproveite para dar uma passada na Feirinha de Rodeio. A feira ocorre neste dia da semana, durante todo o dia. Além da comercialização de produtos, como legumes e verduras, para serem preparados em casa, a feira vende comida pronta, petiscos e refeições completas tanto para o almoço como para o jantar, que podem ser consumidas no local embaladas por shows tradicionais, que começam a partir das 18:00 horas.

A religião católica é a que predomina na cidade. Geralmente, cada localidade tem a sua própria paróquia onde é comemorado o dia do seu respectivo santo padroeiro. O município é lar das Irmãs Franciscanas e dos Frades Franciscanos. Outras religiões também estão presentes em Rodeio, como a luterana - nas comunidades colonizadas por alemães, a adventista e evangélica.

As Irmãs Franciscanas fazem parte da Congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas. Além dos afazeres e das preces diárias, as Irmãs mantêm o Memorial de Irmã Eva Michalak, mais conhecido por Horto de Irmã Eva. O horto é um lugar de paz e conexão com a natureza, onde a Irmã Eva, também integrante da Congregação, dedicou ao estudo e ao cultivo das plantas. Além da beleza do lugar, o espaço é repleto de ervas medicinais, árvores frutíferas e tantas outras espécies vegetais nativas e introduzidas pela Irmã Eva. Irmã Eva também se dedicava a passar o seu conhecimento para todos que buscavam orientação sobre os usos e benefícios das plantas. Hoje, Irmã Eva encontra-se em repouso ao lado de Deus. Ela faleceu em 2007, aos 94 anos, mas deixou o seu legado para as gerações futuras. Em 2015, foi inaugurado a Revitalização do Horto Irmã Eva Michalak e a Unidade de Educação Ambiental Irmã Beatriz Catarina Maestri. Atualmente, o Horto Eva Michalak é um centro de estudo e aprendizado aberto ao público e estudantes. O horto fica anexo ao prédio da Congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas, no centro da cidade, e é aberto à visitação com agendamento.

A religiosidade tem grande representatividade em Rodeio, que também pode ser constatado nas inúmeras capelas encontradas na cidade, pelo Oratório Frei Bruno, o painel "Et Incarnatus Est" e o Eremitério Beato Egídio de Assis.

O Oratório Frei Bruno é um espaço de oração onde fiéis pedem e agradecem ao Frei Bruno pelas graças recebidas. O Frei Bruno Linden viveu em Rodeio entre 1926 a 1945, e é considerado um ícone religioso que semeou paz e amor ao próximo. Frei Bruno Linden faleceu em 1960, e no orátorio há um busto de bronze em sua homenagem. Existem relatos de que Frei Bruno tinha o dom da bilocação, ou seja, ele podia estar em dois lugares ao mesmo tempo. Hoje em dia, existe um processo aberto de beatificação de Frei Bruno no Vaticano.

O painel "Et Incarnatus Est" pode ser visto no interior da Igreja Matriz São Francisco de Assis e o interessante é a tinta empregada na pintura da obra com técnica a base de caseína. O painel foi pintado com uma mistura de pó de tintas puras, requeijão, ovo e cal. O "Et Incarnatus Est" levou dois anos e meio para ser concluído pelo artista plástico Lorenz Johanne Hailmais, que também foi responsável pelo projeto e desenho. "Et Incarnatus Est", significa "E o Verbo se fez carne", representado pela figura central de Nossa Senhora com o seu filho recém-nascido no colo e entregue para a humanidade. Além do painel, a igreja matriz conta com belíssimos vitrais com imagens de Jesus e outros símbolos do cristianismo.

O Eremitério Beato Egídio de Assis é destinado aos Frades Franciscanos e funciona como um retiro espiritual de paz, oração e contemplação no topo da montanha, cercado pela natureza e por paisagens deslumbrantes, para sentir de forma mais intensa a presença de Deus. O Eremitério foi construído em estilo medieval pela Província Franciscana da Imaculada Conceição. Apesar de ser reservado à Fraternidade Franciscana, você pode contemplar a paz, a religiosidade e a beleza do lugar no terceiro domingo de cada mês. Neste dia, é realizada, às 15 horas, uma Celebração Eucarística aberta ao público. O Eremitério fica a 750 metros acima do mar, no alto das montanhas do bairro Ipiranga e o seu acesso é feito por estrada de chão. O Eremitério Beato Egídio de Assis é o primeiro Eremitério de Santa Catarina e o terceiro no Brasil.

É também no bairro Ipiranga que está o acesso para outra atração interessante e imperdível em Rodeio. Para aqueles que querem viver fortes emoções, na localidade está a maior tirolesa das Américas, com dois mil metros de extensão, superando a Mega Tirolesa de Pedra Bela, no estado de São Paulo, com 1.900 metros de cabo. A aventura na K2 Mil, como é chamada a tirolesa de Rodeio, acontece no Big Mountain Adventure Park. O ponto de salto da tirolesa está a 900 metros acima do nível do mar. Além da tirolesa, a parque também oferece atividades como tiro ao alvo, estilingue humano, airsoft, trilhas ecológicas e vistas panorâmicas da região. O parque fica na divisa dos municípios catarinenses de Rodeio e Benedito Novo e funciona no fim de semana, e durante o dia de semana somente com agendamento. No entanto, é aconselhável entrar em contato primeiro com o Big Mountain Adventure Park para saber sobre o horário de funcionamento, valores e condições de pagamento das atividades.

Outra construção em estilo medieval, em Rodeio, é o curioso pórtico todo feito em pedra, na entrada do Centro de Eventos da Vila Italiana. Situado no centro da cidade, o pórtico foi construído, em 1989, para o lançamento da festa La Sagra. Hoje em dia, a festividade não acontece mais na cidade, mas o pórtico ficou como lembrança e registro daquela época, e continua a chamar atenção. O pórtico foi inspiração do senhor Ademir José Tomelin e é constituído por uma torre redonda, que faz menção às torres redondas do Trentino, e por uma torre quadrada que representa as torres das igrejas de Rodeio. Segundo o senhor Ademir, a ponte que interliga essas duas torres representa os laços e a união de dois povos: os rodeenses e os trentinos, e aqueles que passam por baixo da ponte encontram paz e alegrias pelos seus caminhos.

Uma atração natural que merece uma visita é a Cascata do Salto que encontra-se dentro do Parque Municipal Pietro Vota. Seus 80 metros de queda d'água abastecem as piscinas artificiais de pedra e são um convite para banhos refrescantes de cachoeira. O espaço está cercado pela natureza e é uma atração bastante procurada pelos moradores locais principalmente nos dias mais quentes.

Rodeio é um dos destinos do Circuito de Cicloturismo do Vale Europeu. Além de Rodeio, o roteiro passa pelas cidades catarinenses de Timbó, Pomerode, Indaial, Ascurra, Apiúna, Benedito Novo, Doutor Pedrinho e Rio dos Cedros. O Circuito Cicloturismo Vale Europeu é um circuito auto guiado circular que começa e termina em Timbó. O ciclista pernoita em cada dia dos sete dias do circuito num lugar diferente. Ele percorre os 300 km com a sua magrela as estradinhas de terra em meio a cenários tranquilos e deslumbrantes circundadas pela natureza. Todo o circuito é feito de bicicleta, onde se pedala em média 50 km por dia. O Circuito Vale Europeu de Cicloturismo é uma referência para o cicloturismo no Brasil, sendo o primeiro no país a ser planejado para que todo o trajeto seja realizado de bicicleta. Ele foi todo pensado para que o participante tenha uma experiência prazerosa, passando pelos recantos naturais, históricos e culturais da região.

Rodeio também está na rota do Circuito de Mochileiros / Caminhantes do Vale Europeu. O Circuito de Mochileiros é parecido com o Circuito de Cicloturismo. O Circuito de Caminhantes também é auto guiado, circular e ocorre em estrada de terra, no entanto, começa e termina no município catarinense de Indaial. Além disso, o circuito é mais curto e não é feito de bicicleta. São 200 km para fazer todo o percurso do circuito.

Rodeio tem muito mais a oferecer aos seus visitantes, dentre as quais as atrações em meio às belezas naturais das propriedades rurais, como a Quinta da Gávea - Quintal Criativo, onde funciona a Oficina Museu de Tipografia, a biblioteca rural do Instituto Caracol, a Colibri práticas naturais e uma hospedaria; e o restaurante Vale das Trutas, considerado um dos melhores restaurantes especializados em trutas do Vale Europeu.

Localização de Rodeio no mapa - Como chegar

O acesso principal ao município de Rodeio é feito pela rodovia BR-470, passando por Blumenau e Indaial e entrando no trevo de Rodeio. As cidades catarinenses de Indaial, Ascurra, Benedito Novo e Timbó fazem divisa com Rodeio e ficam a poucos quilômetros da cidade. Blumenau está aproximadamente a 44 km de distância de Rodeio. O município de Timbó é interligado ao município de Rodeio pela rodovia SC-110/SC-416. O aeroporto mais próximo é o Aeroporto Internacional de Navegantes – Ministro Victor Konder, a cerca de uma hora e meia da cidade de Rodeio. Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina, está aproximadamente a 190 km do município de Rodeio.

Chalés em Rodeio

Chalé Crescêncio
Endereço: Rua Diamantina, 512 - Pico - Cep: 89136-000
Cidade/ UF: Rodeio - SC
Telefone: +55 47 3382-7014

Chalé Rural Mirante da Montanha
Endereço: Caminho dos Anjos, s/nº - Ipiranga - Cep: 89136-000
Cidade/ UF: Rodeio - SC
Telefone: +55 47 98838- 7265

Outras opções de hospedagem em Rodeio

Lista de hotéis em Rodeio
Lista de pousadas em Rodeio
Lista de campings em Rodeio

Hospedagem próxima a Rodeio (até 50 km)

Cidade: Ascurra - Santa Catarina:
Lista de hotéis fazenda em Ascurra
Lista de pousadas em Ascurra

Clima de Rodeio

O clima da cidade de Rodeio é subtropical.

Previsão do tempo em Rodeio

Confira a previsão do tempo para os próximos dias em Rodeio.

Links e sites oficiais:

Site oficial da cidade de Rodeio - Santa Catarina

Tags:  Hotéis, pousadas, chalés e campings em Rodeio - Onde se hospedar em Rodeio - Onde ficar em Rodeio - Destino: Rodeio - Vale Europeu Catarinense - Santa Catarina - Região Sul - Dicas para escolher chalé em Rodeio - Hospedagem em Rodeio - SC

Saiba mais



Destinos para viajar na Baixa Temporada no Brasil - Economize nas viagens!


Que tal viajar na baixa temporada para economizar? Conheça 12 destinos para conhecer durante a baixa temporada para viajar mais barato. Em cada destino turístico existem a alta temporada (época do ano aonde existem atrações no local ou uma grande procura de turistas) e a baixa temporada (época onde os hotéis e atrações estão geralmente mais baratos devido ao menor número de visitantes). Veja no vídeo os meses do ano onde você pode visitar os destinos de seus sonhos no país economizando mais.

Publicidade
Cadê meu Táxi? Veja as opções de táxi e aplicativos de transporte na sua localidade.


Busca




Cadastre-se Grátis

Para receber as informações gratuitamente do "Que Tal Viajar?" digite seu e-mail abaixo.


Após digitar seu e-mail no campo abaixo você receberá uma mensagem do Googlegroups.com (serviço de newsletters) na sua caixa de correio eletrônica pedindo a confirmação de seu e-mail.

Confirme a sua participação para receber a newsletter gratuita do site Que Tal Viajar.

Para mais informações da newsletter e cadastro clique aqui.