Rio de Janeiro


Home » Destinos de Viagem » América do Sul » Brasil » Rio de Janeiro » Compras no Rio de Janeiro

Especial Rio de Janeiro

Veja nesta página os melhores destinos para a sua próxima viagem. São dicas de lugares para viajar melhor e mais barato.


Compras no Rio de Janeiro

Na cidade do Rio de janeiro há shoppings, feiras e áreas inteiras dedicadas ao comércio. saiba mais abaixo:

Compras no centro da cidade do Rio de Janeiro

Para quem procura por livros antigos e raros, existem alguns sebos encontrados principalmente no Centro do Rio, na avenida Passos, próximo à Praça Tiradentes, e na rua da Carioca. É também na rua da Carioca que encontra-se a maioria das lojas de instrumentos musicais e os mais diversos instrumentos, como flautas, violões, cavaquinhos, banjos, instrumentos de percussão, entre outros.

Existem dois centros de comércio popular no centro do Rio de Janeiro: a Saara e o Camelódromo.

Saara: maior centro de comércio popular da cidade do Rio, a Saara é formada por 11 ruas estreitas com mais de mil lojas, que vendem artigos para festas e carnaval; bijuterias e peças para cofecção; brinquedos; vestuário; roupas de cama, mesa e banho; e outras mercadorias. É também conhecido como o local onde árabes, judeus e outros povos, como coreanos, convivem amigavelmente.

Camelódromo: nas barracas do Camelódromo é possível encontrar vendedores ambulantes vendendo produtos importados, eletrônicos, vestuário, entre outros. O Camelódromo encontra-se no quarteirão que dá para a avenida Presidente Vargas com a rua Uruguaiana.

Além desses dois centros de comércio popular, onde possivelmente encontrarão artigos em promoção, grandes lojas de departamento de vestuário e artigos diversos são encontrados no Centro do Rio, mais precisamente nas ruas Ouvidor e Uruguaiana.

Grifes de moda e joalherias também têm seu endereço no Centro do Rio, na avenida Rio Branco. Mas é principalmente no bairro de Ipanema, como por exemplo, a rua Visconde de Pirajá, que encontrará mais opção para quem procura por roupas, sapatos, jóias e outros artigos finos de grandes marcas internacionais.

Horário de funcionamento das lojas de rua na cidade do Rio de Janeiro:
Geralmente, as lojas de ruas funcionam de segunda a sexta-feira das 09:00h às 19:00h, e nos sábados das 09:00h às 13:00h, mas dependendo da localização, as lojas permanecem abertas nos sábados o dia todo. Já os principais shoppings funcionam de segunda a sábado das 10:00h às 22:00h, e aos domingos das 15:00h às 21:00h. Há também na cidade algumas lojas de conveniência, abertas 24 horas por dia.

Centro financeiro e de compras - Rio de Janeiro - BrasilCentro financeiro e de compras da cidade do Rio do Janeiro

Meios de pagamento na cidade do Rio de Janeiro:
O câmbio de moeda estrangeira para moeda nacional (real) pode ser feito em bancos e em casas autorizadas para esse fim.

Os cartões de crédito de maior aceitação na maioria dos estabelecimentos são American Express, Master Card, Visa e Diner's Club. As vezes é possível obter um pequeno desconto comprando a vista.

Geralmente, o câmbio de cheques de viagem na cidade do Rio de Janeiro é aceito. Já os cheques pessoais de bancos estrangeiros ou de outros estados do Brasil, recomenda-se consultar o estabelecimento comercial antes da compra do serviço ou do produto.

Os bancos e as casas de câmbio da cidade do Rio de Janeiro funcionam de segunda a sexta-feira das 10:00h às 16:00h, e os caixas eletrônicos, espalhados por quase toda parte, funcionam a maioria 24 horas por dia para saques em reais com os cartões mais conhecidos.

Garantias e recibos na cidade do Rio de Janeiro:
Quando for comprar artigos eletrônicos em lojas, não deixe de verificar se a garantia do produto é válida fora do Rio de Janeiro, e de solicitar a nota fiscal detalhada da mercadoria. Para compras isentas de impostos (tax free) são restritas aos aeroportos.

Feiras na cidade do Rio de Janeiro:
Aqueles que gostam de antiguidades e artesanatos não podem deixar de ir às feiras de antiguidades e artesanatos promovidas em vários pontos da cidade. Há também uma feira temática sobre a tradição nordestina. Veja alguns exemplos de feiras na cidade do Rio de Janeiro:

Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas - Feira de São Cristóvão
Para quem quiser conhecer ou reviver um pouco da cultura do Nordeste no Rio de Janeiro, não existe lugar melhor que o Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, onde funciona a tradicional Feira de São Cristóvão.

Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas - Feira de São Cristóvão - Estado do Rio de Janeiro - Região Sudeste - BrasilCentro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas - Feira de São Cristóvão - Cidade do Rio do Janeiro - Foto: Andre Sampaio

São mais de 600 barracas fixas e padronizadas, espalhadas por ruas, praças, avenidas que levam os nomes dos estados do Brasil e de vários artistas nordestinos, dentro do Pavilhão de São Cristóvão. Nesse espaço superior a 30.000m2 é possível saborear a culinária típica e comprar o artesanato característico da região, além de poder escutar e dançar nas pistas de dança com as apresentações de bandas de forró e outros artistas num dos palcos montados para shows ou na praça no centro do Pavilhão. Entrada grátis de terça a quinta-feira, exceto feriados. Possui estacionamento pago no local. Para mais informações, veja no site oficial da Feira de São Cristóvão em: http://www.feiradesaocristovao.org.br

Horário de funcionamento da Feira de São Cristóvão:
Aberto ao público de terça a domingo, das 10:00h às 18:00h (terça à quinta), das 10:00h às 04:00h (sexta e sábado) e das 10:00h às 20:00h (domingo).

Endereço da Feira de São Cristóvão:
O Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas fica no Campo de São Cristóvão, s/nº - Pavilhão de São Cristóvão, no bairro de São Cristóvão.

Feirarte I - Feira Hippie de Ipanema
A Feirarte I teve início no final da década de 60, quando vários artistas plásticos, sem ter onde expor as suas peças, começaram a ocupar a praça com os seus trabalhos. Com a chegada de outros artistas e muitos artesões integrantes do Movimento Hippie, a feira passou a ser conhecida como Feira Hippie de Ipanema.

Horário de funcionamento da Feirarte I - Feira Hippie de Ipanema:
A Feirarte I funciona domingo, das 09:00h às 18:00h.

Endereço da Feirarte I - Feira Hippie de Ipanema:
A Feirarte I encontra-se na Praça General Osório, entre as ruas Teixeira de Melo, Visconde de Pirajá e Prudente de Morais, no bairro de Ipanema.

Feirarte II
Na Feirarte II são encontrados trabalhos artesanais feitos com madeira, vidro, couro, entre outros.

Horário de funcionamento da Feirarte II:
A Feirarte II funciona quinta a sexta-feira, das 08:00h às 18:00h.

Endereço da Feirarte II:
A Feirarte II encontra-se na Praça Quinze de Novembro, no Centro Histórico do Rio de Janeiro, próxima do Paço Imperial, do Arco dos Teles e de outros edifícios emblemáticos.

Docas - Porto do Rio - Estado do Rio de Janeiro - Região Sudeste - BrasilFeirinha próxima ao Porto do Rio da Praça Mauá

Outras Feiras de Artesanato na cidade do Rio de Janeiro:

Feirarte III
Endereço da Feirarte III: Praça Saens Peña - Tijuca
Horário de funcionamento da Feirarte III: Sexta a sábado, das 08:00h às 18:00h.

Feirarte IV
Endereço da Feirarte IV: Avenida Atlântica - Praça do Lido - Copacabana
Horário de funcionamento da Feirarte IV: Sábado a domingo, das 08:00h às 18:00h.

Feirarte V
Endereço da Feirarte V: Calçadão Central de Copacabana próximo à Rua Djalma Ulrich
Horário de funcionamento da Feirarte V: Sábado e domingo, das 18:00h à 24:00h.

Algumas Feiras de Antiguidades na cidade do Rio de Janeiro

Feira de Antiquários I
É a primeira e mais tradicional feira de antiguidade da cidade do Rio de Janeiro. Conta com expositores, organizados em barracas padronizadas. São comercializadas louças, pratarias, cristais, entre outros, dos diversos períodos da história.

Horário de funcionamento da Feira de Antiquários I
A Feira de Antiquários I funciona sábado, das 10:00h às 17:00h.

Endereço da Feira de Antiquários I:
Praça Marechal Âncora - Praça XV de Novembro - Centro

Feira de Antiquários II - Feira de Antiguidades da Associação Brasileira de Antiquários
Feira com mais de 80 barracas com exposição de objetos antigos, entre as quais, encontramos peças de coleção, cerâmicas, vidros, cristais, prataria e esculturas.

Horário de funcionamento da Feira de Antiquários II:
A Feira de Antiquários II funciona domingo, das 09:00h às 17:00h.

Endereço da Feira de Antiquários II:
A Feira de Antiquários II fica na Praça Santos Dumont, em frente ao portão principal do Jockey Club Brasileiro, no bairro da Gávea.

Lista de alguns shoppings na cidade do Rio de Janeiro - Parte 2 (continuação)

Onde passear na cidade do Rio de Janeiro

   • Praias no Rio de Janeiro
   • Lagoas no Rio de Janeiro
   • Ilhas no Rio de Janeiro
   • Parques e Jardins no Rio de Janeiro
   • Mirantes no Rio de Janeiro
   • Museus no Rio de Janeiro
   • Espaços Culturais no Rio de Janeiro
   • Praças no Rio de Janeiro
   • Igrejas no Rio de Janeiro
   • Teatros no Rio de Janeiro

Veja no Especial Rio de Janeiro

 Introdução ao Rio de Janeiro
 História do Rio de Janeiro
 Clima do Rio de Janeiro
 Cultura do Rio de Janeiro
 Como chegar ao Rio de Janeiro
 Locomover no Rio de Janeiro
 Hospedagem no Rio de Janeiro
 Passeios no Rio de Janeiro
 Ao redor do Rio de Janeiro
 Compras no Rio de Janeiro
 Alimentação no Rio de Janeiro
 Dicas de viagem para o Rio de Janeiro

Links e sites oficiais:

Site oficial da cidade do Rio de Janeiro

Tags:  Compras no Rio de Janeiro - Brasil - Feiras de antiguidades no Rio de Janeiro - Feiras de artesanato no Rio de Janeiro - Shopping Centers no Rio de Janeiro - Saara - Camelódromo - onde comprar no Rio de Janeiro

Saiba mais



Que tal viajar em 30"? - Pão de Açúcar - Rio de Janeiro


Que tal viajar para o Rio de Janeiro? Aproveite para conhecer uma atração imperdível na cidade do Rio, o Pão de Açúcar. Para ter acesso ao Morro Pão de Açúcar embarca-se em um dos bondinhos que partem do terminal da Praia Vermelha para o Morro da Urca e de lá, em outro, segue para o Pão de Açúcar. Nós subimos de bondinho, mas dá para ir até o Morro da Urca sem pagar nada. O acesso gratuito é feito por trilha, pela Pista Claudio Coutinho, saindo da Praia Vermelha. Após às 19h a descida de bondinho é de graça. É possível também subir o Morro Pão de Açúcar sem custo, mas nesse caso só escalando. Tarefa para os mais corajosos e aventureiros que possuem equipamentos apropriados para escalada.

Publicidade
Cadê meu Táxi? Veja as opções de táxi e aplicativos de transporte na sua localidade.


Busca




Cadastre-se Grátis

Para receber as informações gratuitamente do "Que Tal Viajar?" digite seu e-mail abaixo.


Após digitar seu e-mail no campo abaixo você receberá uma mensagem do Googlegroups.com (serviço de newsletters) na sua caixa de correio eletrônica pedindo a confirmação de seu e-mail.

Confirme a sua participação para receber a newsletter gratuita do site Que Tal Viajar.

Para mais informações da newsletter e cadastro clique aqui.